13 de maio de 2025

‘Diário da Manhã’ – Deputada Janaína detalha ações nas escolas sobre combate à exploração sexual de crianças e adolescentes  

Lei de autoria da parlamentar tem sido importante para informar crianças e adolescentes e treinar profissionais da educação para identificar os sinais emitidos pela vítimas de abusos sexuais

‘Diário da Manhã’ – Deputada Janaína detalha ações nas escolas sobre combate à exploração sexual de crianças e adolescentes  

Deputada Janaína e o jornalista Ronald Segundo conversaram sobre projeto-piloto desenvolvido na Creche-escola Sementinha

Agência Assembleia/ Fotos: Miguel Viégas

A deputada Janaína (Republicanos) falou sobre sua atuação parlamentar, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, com transmissão simultânea da Rádio Assembleia (96,9 FM) e  TV Assembleia, nesta terça-feira (13), em especial sobre o projeto-piloto ‘Maio Laranja’, desenvolvido na Creche-Escola Sementinha, por meio do qual são realizadas palestras educativas sobre combate à violência contra crianças e adolescentes.

Ao jornalista e apresentador Ronald Segundo, a parlamentar disse que, no ano passado, foi sancionada a Lei Nº 12.311, de sua autoria, que trata do Projeto Escola Informada, cujo objetivo é fortalecer a luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas. Ela informou que já houve reunião com os pais da Creche-Escola Sementinha nesta semana e anunciou que no dia 19 deste mês o encontro será com todos os servidores. No dia 26, será realizada apresentação de uma peça teatral para as crianças sobre o tema da exploração sexual.

“Realizamos o ‘Maio Laranja’ pelo terceiro ano consecutivo e agora desenvolvemos o projeto-piloto na Creche- Escola Sementinha. As pesquisas mostram que quase 80% do abuso sexual se dá no ambiente familiar, depois nas escolas e em vias públicas. O assunto é abordado por especialistas, que repassam informações aos pais e aos educadores, pois, infelizmente,  crianças podem estar passando por esse tipo de situação e não falarem ou o educador não ter  conhecimentos para lidar com essa situação”, informou a deputada Janaína.

De acordo com a deputada, a apresentação da peça teatral vai ser bem lúdica. A previsão é expandir as palestras para outras escolas, uma vez que a iniciativa integra a programação da campanha ‘Maio Laranja’.

Treinamento
“O projeto-piloto começou pela Creche-Escola Sementinha e, na próxima semana, vamos falar com todos os profissionais de educação, pois muitas crianças ficam tristes, cabisbaixas, por isso é importante o treinamento para que os profissionais identifiquem a situação.  A capacitação será realizada com os todos os profissionais da Creche, desde o porteiro até o professor da sala de aula, para que todos fiquem alerta aos sinais emitidos por crianças e adolescentes vítimas de violência sexual “, reforçou a deputada Janaína.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube. 

Mais notícias

Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população

Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social

Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios

Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu

Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais

Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos

Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil

O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…

Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana

Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…

‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…

“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias

O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…

Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado

A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar