17 de junho de 2025
‘Diário da Manhã’ destaca o artesanato como expressão cultural e fonte de renda no São João
Convidado do programa, o coordenador do Ceprama, Jorge Beckman, destacou a parceria dos artesãos com o Arraial da Assembleia, que ajuda a ampliar a comercialização dos produtos

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
O coordenador de Projetos Especiais do Ceprama, Jorge Beckman, falou em entrevista, nesta terça-feira (17), ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), sobre o artesanato como expressão cultural e fonte de renda no período junino no Maranhão. O programa tem transmissão simultânea da TV Assembleia.
Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, o gestor disse que o período permite o aumento do faturamento e elogiou a parceria com o Arraial da Assembleia, que começa nesta quinta-feira (19), e já está consolidado, sendo realizado em todos os anos, o que ajuda os artesãos a ampliar a comercialização de seus produtos.
“Temos a comercialização dos trabalhos feitos o ano inteiro, no Ceprama, mas no São João, é um momento especial, para aumentar o faturamento, como agora com a parceria que virou tradição no Arraial da Assembleia. Mas estivemos, também, no Salão do Artesanato em São Paulo, durante oito dias com a participação de vários artesãos do estado e lá consolidamos o que é dito, nos quatro cantos do país, do Oiapoque ao Chuí, que o Maranhão tem o melhor artesanato do país”, assegurou Jorge Beckman.
De acordo com o coordenador do Projetos Especiais do Ceprama, o artesanato no período junino não apenas enriquece as festas com sua beleza e originalidade, pois desempenha um papel crucial na economia local e na preservação da rica cultura do Maranhão. Ele destacou que os artesãos utilizam materiais diversos para criarem peças únicas, como artigos de palha, barro e madeira, que são muito procurados para decoração e presentes durante as festas.
Jorge Beckman frisou que o artesanato valoriza as tradições locais e a história, reforçando a cidadania e a diversidade cultural e que as festas juninas impulsionam as vendas de artesanato, gerando trabalho e renda para os artesãos.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…