30 de julho de 2024

‘Diário da Manhã’ detalha ações da nova edição do Programa Maranhão Sem Queimadas

Secretária da SEMA explicou que a ação é uma estratégica do Governo do Estado, visando prevenir e combater incêndios florestais

‘Diário da Manhã’ detalha ações da nova edição do Programa Maranhão Sem Queimadas

Henrique Pereira conversou com a secretária adjunta da SEMA, Oquerlina Costa, sobre o programa de combate a queimadas

Agência Assembleia

O programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, na manhã desta terça-feira (30), a secretária adjunta de Recursos Ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Oquerlina Costa, que forneceu detalhadas informações sobre a nova edição do Programa Maranhão Sem Queimadas, iniciada este mês.

Durante o programa, apresentado pelo radialista Henrique Pereira, a secretária adjunta da Sema explicou que o ‘Maranhão Sem Queimadas’ é uma ação estratégica do Governo do Estado, realizada por meio da Sema em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que tem por objetivo a prevenção, o combate e o controle de queimadas e incêndios florestais com ações de sensibilização, doação de equipamentos e formação de brigadistas nos municípios.

Oquerlina Costa informou que, neste ano, o programa conta com a adesão de 66 municípios, locais com maior incidência de queimadas. “Este programa, agora em sua quinta edição, visa fornecer reforço de equipamentos e estruturas para o Corpo de Bombeiros, brigadas municipais e brigadas voluntárias”, afirmou.

Ela disse ainda que, no dia 19 de julho passado, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, anunciou a nova temporada do ‘Maranhão Sem Queimadas’, com lançamento do decreto que dispõe sobre o período proibitivo do uso de fogo no estado.

Pelo decreto ficará proibido, no período de 1º de agosto a 30 de novembro de 2024, o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais. Segundo Oquerlina Costa, a medida levou em consideração as mudanças climáticas previstas para este ano como redução das chuvas, baixos valores de umidade relativa do ar e temperaturas elevadas. “A ideia é reduzir os impactos ambientais das queimadas e evitar a formação de incêndios florestais”, assinalou.

A secretária adjunta de Recursos Ambientais frisou que, também neste mês de julho, foi lançado o Sistema de Monitoramento Ambiental (Sima), plataforma online (https://sima.sema.ma.gov.br) que monitora em tempo real o nível detalhado dos rios e o volume de chuvas no Maranhão, possibilitando a gestão prévia de enchentes e desastres ambientais. Também foi anunciado o Plano Permanente para Prevenção de Desastres Ambientais.

Oquerlina Costa acrescentou que a Sema iniciou agora ações de conscientização, capacitação e doação de equipamentos de combate a incêndios florestais em diversos municípios. Os eventos acontecerão em sete cidades polos: Mirador, Barra do Corda, Balsas, Imperatriz, Caxias, Santa Inês e Bacabal. A programação contará, ainda, com capacitação a ser ministrada pelo Corpo de Bombeiros para as brigadas municipais.

Mais notícias

Catulé Júnior participa do tradicional Café do Trabalhador em São João do Sóter e reforça compromisso com o município

Parlamentar enfatizou sua colaboração com a gestão da ex-prefeita Josa e destacou os desafios e expectativas da atual…

Junior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim

O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…

‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA

Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade

‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19

O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…