10 de junho de 2025
‘Diário da Manhã’ detalha os preparativos para o tradicional Festejo de São Pedro, na Madre Deus
A coordenadora do festejo, Kauana Barata, explicou toda a programação, que tem momentos terrestre e marítimo, como missas, procissões e encontro de bumba-bois
                                  
                              Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas
Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, desta terça-feira,10, que tem transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, a coordenadora da Comissão Organizadora do Festejo de São Pedro, Kauana Barata, detalhou os preparativos para o evento religioso e cultural, realizado tradicionalmente na comunidade da Madre Deus, em São Luís.
Em conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, Kauana Barata informou que o festejo será oficialmente iniciado no dia 20 de junho, com novenário e terço, às 18h, missa às 19h, e o animado “Largo Cultural de São Pedro”.
“Durante nove dias, teremos momentos de fé, venda de comidas típicas, rifa e o tradicional Concurso de Rainha Caipira das Princesas, com as crianças da comunidade”, informou Kauana Barata.
Ela acrescentou que o ponto alto do festejo será no dia 28 de junho, quando a imagem do santo será levada da Igreja de São Pedro para a de São Roque, no Lira, onde será enfeitada para a Procissão Luminosa, que sairá do local e culminará na capela de São Pedro. Na chegada, haverá uma grande celebração com os grupos de bumba meu boi e promesseiros, festa que se prolongará ao longo da madrugada.
Procissão marítima
Com o tema “Pedro, protetor, mostra-nos a esperança, qual âncora de nossas almas”, o festejo continua até o dia 29 de junho, com a Procissão Marítima, um dos momentos mais esperados do evento religioso.
A concentração ocorrerá às 7h, na Rampa Campos Melo, na Praia Grande, e a saída está prevista para as 8h, conforme a tábua da maré. Após o retorno da imagem à Capela, a festa continuará com a Procissão Terrestre pelas ruas da Madre Deus e a Missa de Encerramento, que celebrará mais um ano de resistência, fé e cultura popular.
Kauana Barata informou também que, neste ano, a estrutura do festejo foi reforçada com palco, som, iluminação, segurança, banheiros químicos, barracas com comidas típicas, bombeiros civis, ambulância e estrutura de acessibilidade. “Estamos atentos à inclusão e à segurança de todos os devotos”, frisou a coordenadora.
Ela lembrou que, com mais de 80 anos de história, o festejo surgiu espontaneamente entre os pescadores e as brincadeiras de bumba meu boi que desembarcavam e embarcavam no antigo porto onde hoje está a Capela. “O mar chegava até lá. Era ali que a fé e a cultura se encontravam — e ainda se encontram”, assinalou Kauana.
Mais notícias
‘Pautas Femininas’ aborda envolvimento de mulheres com tráfico de drogas e a importância da prevenção
Promotora de Justiça, Cristiane Lago, destacou que a maioria das mulheres presas por tráfico acaba se envolvendo por…
‘Revista Maranhão’ destaca isenção do Imposto de Renda, empreendedorismo feminino e geração de renda no estado
Um dos destaques foi o Programa Juro Zero, que vem fortalecendo o microempreendedorismo na região Tocantina
II Seminário Estadual Mais Mulheres na Política é destaque no programa ‘Café com Notícias’
Entrevista foi com a professora Mary Ferreira, pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…