21 de maio de 2024

‘Diário da Manhã’ – Professor dá detalhes de Curso de Licenciatura em Educação Quilombola na UFMA

De acordo com Acildo Leite, as inscrições vão até o dia 31 de maio e o curso é oferecido pelo Parfor Equidade, com 120 vagas distribuídas em sete municípios

‘Diário da Manhã’ – Professor dá detalhes de Curso de Licenciatura em Educação Quilombola na UFMA

Professor Acildo Leite, do Departamento de Educação da UFMA, conversou com o jornalista Ronald Segundo

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Clique aqui e assista à entrevista na íntegra

O professor Acildo Leite, do Departamento de Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), falou sobre as inscrições e o início do Curso de Licenciatura em Educação Quilombola. O docente foi entrevistado no programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta terça-feira (21).

De acordo com o professor, as inscrições vão até o dia 31 de maio e o curso é oferecido pelo Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), com 120 vagas distribuídas em sete municípios (Bequimão, Brejo, Cajari, Mata Roma, Presidente Juscelino, São Luís e São Vicente Ferrer).

Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, Acildo Leite anunciou que a previsão de início do curso é agosto de 2024 e que a formação de professores nessa área vai assegurar a construção de uma educação e uma pedagogia quilombola. 

“O Maranhão possui mais de 450 escolas em comunidades quilombolas. Essa formação possibilitará a constituição de uma pedagogia quilombola, em que os saberes das universidades se encontrarão com os saberes populares, culturais, os da cultura quilombola, uma parceria que impactará tanto as escolas quilombolas como a Universidade, nas trocas de saberes”, afirmou.

Segundo o especialista, que possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002) e doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (2008), além dos professores doutores e mestres da UFMA, nesta licenciatura atuarão como professores e professoras os mestres da cultura popular, mestras caixeiras, lideranças quilombolas e as lideranças das religiões de matriz africana.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios