21 de maio de 2024
‘Diário da Manhã’ – Professor dá detalhes de Curso de Licenciatura em Educação Quilombola na UFMA
De acordo com Acildo Leite, as inscrições vão até o dia 31 de maio e o curso é oferecido pelo Parfor Equidade, com 120 vagas distribuídas em sete municípios
Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Clique aqui e assista à entrevista na íntegra
O professor Acildo Leite, do Departamento de Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), falou sobre as inscrições e o início do Curso de Licenciatura em Educação Quilombola. O docente foi entrevistado no programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta terça-feira (21).
De acordo com o professor, as inscrições vão até o dia 31 de maio e o curso é oferecido pelo Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), com 120 vagas distribuídas em sete municípios (Bequimão, Brejo, Cajari, Mata Roma, Presidente Juscelino, São Luís e São Vicente Ferrer).
Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, Acildo Leite anunciou que a previsão de início do curso é agosto de 2024 e que a formação de professores nessa área vai assegurar a construção de uma educação e uma pedagogia quilombola.
“O Maranhão possui mais de 450 escolas em comunidades quilombolas. Essa formação possibilitará a constituição de uma pedagogia quilombola, em que os saberes das universidades se encontrarão com os saberes populares, culturais, os da cultura quilombola, uma parceria que impactará tanto as escolas quilombolas como a Universidade, nas trocas de saberes”, afirmou.
Segundo o especialista, que possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002) e doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (2008), além dos professores doutores e mestres da UFMA, nesta licenciatura atuarão como professores e professoras os mestres da cultura popular, mestras caixeiras, lideranças quilombolas e as lideranças das religiões de matriz africana.
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar