22 de setembro de 2025
‘Diário da Manhã’ – Ricardo Baldez esclarece dúvidas sobre prazos para devolução de compras ou serviços
Chefe da Diretoria de Orientação e Atendimento ao Consumidor (Doac) do Procon-MA tratou, entre outros pontos, sobre prazos para desistência de serviços
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
O chefe da Diretoria de Orientação e Atendimento ao Consumidor (Doac) do Procon-MA, Ricardo Baldez, esclareceu dúvidas sobre prazos para devolução de compras ou desistência de serviços. O gestor foi o entrevistado do quadro Tribuna do Consumidor, no programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia(96,9 FM), com transmissão simultânea pela TV Assembleia, nesta segunda-feira (22).
O especialista explicou, na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) define prazos diferentes, dependendo do tipo da compra, respondendo dúvida do mestre de obras Erisvaldo Santos, morador do Vinhais, que quis saber mais sobre prazos para desistir de uma compra ou serviço sem pagar multa.
“Quando a compra é feita presencialmente, com o consumidor tendo a chance de testar o produto, não tem direito de se arrepender da compra. Quando a compra é fora do estabelecimento comercial, pela internet, não tendo a oportunidade de testar o produto, o prazo é de 7 dias para desistir”, afirmou.
Ricardo Baldez explicou também que muitas empresas dão prazos maiores, de 10 dias ou 30 dias. “Quando o produto chega danificado, também são 7 dias. Assim, o consumidor pode solicitar um novo produto ou a devolução do dinheiro”, assegurou.
Em outra situação, Ricardo Baldez respondeu a uma pergunta recorrente, da esteticista Helena Bragança, moradora do bairro Parque dos Nobres, em São Luís. O questionamento foi sobre o que fazer nos casos em que há preços distintos e a orientação do consumidor levar o produto pelo menor valor não está sendo cumprida.
O especialista reforçou que os consumidores lesados podem fazer a denúncia diretamente no Procon ou pela página do órgão na internet.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
‘Diário da Manhã’ detalha estudos da Uema sobre período chuvoso no Maranhão
Pesquisas do NuGeo/Uema mostram que março deverá ter chuvas intensas, mas que neste ano, os níveis de precipitações…
Ações desenvolvidas pela Procuradoria da Mulher da Assembleia são destaque no ‘Café com Notícias’
A procuradora da Mulher, deputada Dra. Vivianne fez um balanço das atividades de apoio e combate à violência…
Catulé Júnior faz cobrança por serviço precário de recuperação da MA-034
Rodovia liga o município de Caxias ao povoado Baú
Assembleia realizará sessão solene em homenagem ao Dia do Círculo de Oração
Iniciativa é de autoria da deputada estadual Mical Damasceno
Violência doméstica e prevenção são destaque no programa ‘Toda Mulher’
Entrevistada foi a juíza auxiliar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de…
‘Saúde & Bem-Estar’ destaca a estética como ferramenta de reconstrução da autoestima feminina
Segundo a cosmetóloga Greyce Capelli, a autoestima está diretamente ligada ao bem-estar e à forma como a pessoa…
‘Diário da Manhã’ detalha campanha de doação de sangue no Santuário de Nazaré
Projeto Irmãos de Sangue, realizado em parceria com o Hemomar, fará a coleta das doações no próximo dia…
“Café com Notícias” aborda a campanha Março Amarelo, de conscientização e combate à endometriose
Doença é comum e atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva; campanha alerta para a importância…