23 de abril de 2024
Diretor e ator destacam encenação da peça “3 Maneiras de Tocar no Assunto” em São Luís
Turnê no Nordeste começou por Recife e terá apresentações na capital maranhense, nos dias 24 (quarta-feira) e 25 de abril (quinta-feira)

Agência Assembleia
Clique aqui e assista à íntegra da entrevista
O diretor Fabiano Dadado de Freitas e o ator Leonardo Netto falaram da apresentação da peça “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, em São Luís, durante entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta terça-feira (23).
De acordo com a dupla, a turnê no Nordeste começou por Recife e terá apresentações na capital maranhense, nos dias 24 de abril (quarta-feira) e 25 (quinta-feira), no Teatro João do Vale, no Centro Histórico. A apresentação tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Fulminante Produções e do Ministério da Cultura.
No bate-papo com o apresentador e radialista Henrique Pereira, a dupla disse também que a peça é um manifesto contra a homofobia.
“É uma obra já considerada um manifesto artístico contra a homofobia na sociedade moderna, que discute diversas questões relacionadas à homossexualidade, ao preconceito contra o homossexual e a comunidade LGBTQIA+ em geral”, afirmou Leonardo Netto, autor da obra.
Sucesso de público
A montagem estreou nos palcos do Rio de Janeiro em 2019 e, desde então, já foi vista por mais de 15 mil espectadores. “No palco, Leonardo Netto traz três solos que abordam temas relacionados à homossexualidade, ao preconceito contra o homossexual e à comunidade LGBTQIAPN+ em geral”, destacou, por sua vez, o diretor.
Segundo a dupla, a peça discute as questões relacionadas à homossexualidade, a partir de três instâncias distintas: a Escola, a Lei e o Estado. O primeiro solo, batizado de “O homem de uniforme escolar”, parte de histórias reais de crianças e jovens que sofreram com o preconceito e a intolerância na escola.
O depoimento ficcional de um dos participantes da Revolta de Stonewall, ocorrida em junho de 1969, em Nova York, é o mote para a segunda parte: “O homem com a pedra na mão”. Por último, “O homem no Congresso Nacional” foi construído a partir de falas e pronunciamentos do ex-deputado federal Jean Wyllys, proferidos entre janeiro de 2011 e dezembro de 2018.
Mais notícias
Carlos Lula defende legado de Flávio Dino e critica abandono de políticas públicas no Maranhão
O deputado afirma que o atual governo tenta apagar conquistas históricas que beneficiaram o povo maranhense
Deputado Enos Costa Ferreira destaca atuação da política de combate às drogas no Estado
O parlamentar ressaltou o trabalho das comunidades terapêuticas no resgate da dignidade de pessoas que sofrem com a…
Adelmo Soares critica oposição e volta a pedir que PCdoB entregue cargos que ocupa no governo
Segundo o parlamentar, não há como fazer parte de um governo e atacá-lo ao mesmo tempo como têm…
Florêncio Neto refuta falas da oposição e destaca ações do Governo em prol da população
O deputado elencou ações do Governo do Estado, que, segundo ele, comprovam que Brandão tem se mostrado um…
Programa ‘Saúde e Bem- Estar’ aborda reprodução humana e os avanços na área
O obstetra Bruno Alex Maciel explicou, por exemplo, tipos de gravidez, processo para identificação do sexo do bebê,…
‘Diário da Manhã’ destaca expectativas para o mercado de trabalho no Maranhão
A coordenadora do Conselho Estadual do Trabalho, Rosângela Martins, disse que o estado vem registrando dados positivos em…
Em entrevista ao ‘Café com Notícias’, Socorro Araújo aponta crescimento do turismo no Maranhão
Secretária de Turismo disse que anúncio do São João em outros estados e no exterior e lugares de…
CCJ dá parecer favorável a PL que cria Programa Estadual de Agroindústrias Familiares
Proposição do Poder Executivo tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do estado e assegurar aos agricultores acesso a…