30 de junho de 2024
Doenças mentais são tema do programa ‘Mais Saúde’
Médico psiquiatra Ruy Palhano foi o entrevistado da atração que vai ao ar aos domingos pela TV Assembleia
Agência Assembleia
Doenças mentais foram o tema da entrevista do programa ‘Mais Saúde’, que foi ao ar neste domingo (30), na TV Assembleia. O médico psiquiatra Ruy Palhano falou sobre transtornos mentais, causas e sintomas, bem como os papéis das famílias, instituições e poder público no que diz respeito ao tema.
Segundo o médico, ainda há uma carga de preconceito quando se fala sobre saúde mental, mas, para ele, quanto mais houver diálogo sobre o assunto, tanto em casa quanto nas escolas, e nos círculos sociais, mais se amplia o conhecimento.
“Ainda há uma carga muito grande em se falar sobre saúde mental, sobre atendimentos psiquiátricos, internações, dos transtornos em geral. Mas isto é necessário para avançarmos neste sentido”, pontuou o psiquiatra.
Ruy Palhano explicou que na pandemia de covid-19 houve uma explosão de doenças psiquiátricas, sobretudo transtornos de ansiedade e depressão. “O Brasil é detentor dos maiores índices de depressão e ansiedade do mundo. É o país que mais tem transtornos de ansiedade como ataques de pânico, fobias, entre outros, bem como transtornos depressivos que contribuem para o aumento de suicídios, que tem aumentado muito, por causa, entre outras coisas, de doenças mentais causadas por mudanças profundas nas vidas das pessoas”.
Ele destacou que o Brasil está entre os oito países que mais registram suicídios no mundo, predominantemente entre pessoas idosas, mas que, entre os jovens, com faixa etária entre 14 a 29 anos, no Brasil, estes números também são bastante altos.
Para ele, um dos fatores que contribuem para os transtornos mentais é o uso excessivo de telas. “A Organização Mundial da Saúde vê nestes abusos a causa de doenças mentais graves, entre as quais a dependência de telas, de telefones celulares. Isto é uma situação muito desafiadora”, frisa Ruy Palhano.
O médico falou ainda sobre os papéis das famílias, escolas e demais instituições sociais no que diz respeito às doenças mentais. “As famílias devem ficar atentas, ter atenção com os jovens, observar sinais, e, a partir disto, buscar ajuda quando preciso”, observou o médico.
O programa ‘Mais Saúde’, vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar