30 de junho de 2024
Doenças mentais são tema do programa ‘Mais Saúde’
Médico psiquiatra Ruy Palhano foi o entrevistado da atração que vai ao ar aos domingos pela TV Assembleia

Agência Assembleia
Doenças mentais foram o tema da entrevista do programa ‘Mais Saúde’, que foi ao ar neste domingo (30), na TV Assembleia. O médico psiquiatra Ruy Palhano falou sobre transtornos mentais, causas e sintomas, bem como os papéis das famílias, instituições e poder público no que diz respeito ao tema.
Segundo o médico, ainda há uma carga de preconceito quando se fala sobre saúde mental, mas, para ele, quanto mais houver diálogo sobre o assunto, tanto em casa quanto nas escolas, e nos círculos sociais, mais se amplia o conhecimento.
“Ainda há uma carga muito grande em se falar sobre saúde mental, sobre atendimentos psiquiátricos, internações, dos transtornos em geral. Mas isto é necessário para avançarmos neste sentido”, pontuou o psiquiatra.
Ruy Palhano explicou que na pandemia de covid-19 houve uma explosão de doenças psiquiátricas, sobretudo transtornos de ansiedade e depressão. “O Brasil é detentor dos maiores índices de depressão e ansiedade do mundo. É o país que mais tem transtornos de ansiedade como ataques de pânico, fobias, entre outros, bem como transtornos depressivos que contribuem para o aumento de suicídios, que tem aumentado muito, por causa, entre outras coisas, de doenças mentais causadas por mudanças profundas nas vidas das pessoas”.
Ele destacou que o Brasil está entre os oito países que mais registram suicídios no mundo, predominantemente entre pessoas idosas, mas que, entre os jovens, com faixa etária entre 14 a 29 anos, no Brasil, estes números também são bastante altos.
Para ele, um dos fatores que contribuem para os transtornos mentais é o uso excessivo de telas. “A Organização Mundial da Saúde vê nestes abusos a causa de doenças mentais graves, entre as quais a dependência de telas, de telefones celulares. Isto é uma situação muito desafiadora”, frisa Ruy Palhano.
O médico falou ainda sobre os papéis das famílias, escolas e demais instituições sociais no que diz respeito às doenças mentais. “As famílias devem ficar atentas, ter atenção com os jovens, observar sinais, e, a partir disto, buscar ajuda quando preciso”, observou o médico.
O programa ‘Mais Saúde’, vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).
Mais notícias
Junior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim
O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…
‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA
Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…