30 de junho de 2024

Doenças mentais são tema do programa ‘Mais Saúde’

Médico psiquiatra Ruy Palhano foi o entrevistado da atração que vai ao ar aos domingos pela TV Assembleia

Doenças mentais são tema do programa ‘Mais Saúde’

Ruy Palhano concede entrevista no programa 'Mais Saúde'

Agência Assembleia

Doenças mentais foram o tema da entrevista do programa ‘Mais Saúde’, que foi ao ar neste domingo (30), na TV Assembleia. O médico psiquiatra Ruy Palhano falou sobre transtornos mentais, causas e sintomas, bem como os papéis das famílias, instituições e poder público no que diz respeito ao tema.

Segundo o médico, ainda há uma carga de preconceito quando se fala sobre saúde mental, mas, para ele, quanto mais houver diálogo sobre o assunto, tanto em casa quanto nas escolas, e nos círculos sociais, mais se amplia o conhecimento.

“Ainda há uma carga muito grande em se falar sobre saúde mental, sobre atendimentos psiquiátricos, internações, dos transtornos em geral. Mas isto é necessário para avançarmos neste sentido”, pontuou o psiquiatra.   

Ruy Palhano explicou que na pandemia de covid-19 houve uma explosão de doenças psiquiátricas, sobretudo transtornos de ansiedade e depressão. “O Brasil é detentor dos maiores índices de depressão e ansiedade do mundo. É o país que mais tem transtornos de ansiedade como ataques de pânico, fobias, entre outros, bem como transtornos depressivos que contribuem para o aumento de suicídios, que tem aumentado muito, por causa, entre outras coisas, de doenças mentais causadas por mudanças profundas nas vidas das pessoas”.

Ele destacou que o Brasil está entre os oito países que mais registram suicídios no mundo, predominantemente entre pessoas idosas, mas que, entre os jovens, com faixa etária entre 14 a 29 anos, no Brasil, estes números também são bastante altos.

Para ele, um dos fatores que contribuem para os transtornos mentais é o uso excessivo de telas. “A Organização Mundial da Saúde vê nestes abusos a causa de doenças mentais graves, entre as quais a dependência de telas, de telefones celulares. Isto é uma situação muito desafiadora”, frisa Ruy Palhano.

O médico falou ainda sobre os papéis das famílias, escolas e demais instituições sociais no que diz respeito às doenças mentais. “As famílias devem ficar atentas, ter atenção com os jovens, observar sinais, e, a partir disto, buscar ajuda quando preciso”, observou o médico.

O programa ‘Mais Saúde’, vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).   

Mais notícias

‘Revista Maranhão’ destaca isenção do Imposto de Renda, empreendedorismo feminino e geração de renda no estado

Um dos destaques foi o Programa Juro Zero, que vem fortalecendo o microempreendedorismo na região Tocantina

II Seminário Estadual Mais Mulheres na Política é destaque no programa ‘Café com Notícias’

Entrevista foi com a professora Mary Ferreira, pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional