04 de março de 2024

Dra. Vivianne destaca participação das mulheres na política e atuação parlamentar em entrevista

No Bom Dia Mirante, parlamentar ressaltou a satisfação em fazer parte da maior bancada feminina em 189 anos de história da Assembleia

Dra. Vivianne destaca participação das mulheres na política e atuação parlamentar em entrevista

Deputada Dra. Vivianne conversou com o jornalista Clóvis Cabalau, no Bom Dia Mirante

Agência Assembleia

A deputada Dra. Vivianne (PDT) destacou a participação das mulheres na política e a sua atuação como parlamentar na Assembleia Legislativa do Maranhão, em entrevista ao Bom Dia Mirante, no quadro ‘Bastidores’, da TV Mirante. Na conversa com o jornalista Clóvis Cabalau, ela destacou a satisfação em fazer parte da maior bancada feminina em 189 anos de história do Parlamento Estadual.

“Eu acredito que, por ser mulher e estar na maior bancada, temos uma empatia maior com a causa feminina. As mulheres já são maioria em muitos setores, mas na política ainda tem um quantitativo maior masculino. Então, acredito que ter uma mulher como presidente pela primeira vez na história da Casa, também faz toda a diferença”, afirmou, ressaltando a gestão da presidente Iracema Vale (PSB).

Dra. Vivianne abordou ainda leis aprovadas nos últimos dois anos em benefício das mulheres, a exemplo da de sua autoria, já encaminhada para sanção do governador Carlos Brandão, que prevê que os estabelecimentos tenham em destaque uma orientação com número de telefone para denúncia e proteção às mulheres vítimas de assédio.

“Nosso objetivo é que a mulher saiba que naquele local ela terá acesso a esses esclarecimentos, caso seja vítima de assédio ou outro tipo de violência. Tem também outra lei muito importante, de autoria da deputada Iracema Vale, que obriga a notificação à Defensoria Pública de crianças cujo registro de nascimento não consta o nome do pai”, completou.

A deputada falou ainda sobre a cartilha lançada pela Procuradoria da Mulher da Alema, que reúne leis e informações pertinentes ao combate à violência de gênero e garantia dos direitos das mulheres.

“Não basta fazermos leis, precisamos que essas leis cheguem ao conhecimento das mulheres para que elas possam ser realmente aplicadas. No ano passado, criamos essa cartilha de uma forma bem didática para que chegasse lá na ponta. Com isso, também foi feito um movimento de criação de Procuradorias da Mulher nos municípios, com o apoio da nossa presidente Iracema Vale, em que entregamos kits para equipar essas procuradorias e enviamos essas cartilhas para as Câmaras Municipais”, assinalou Dra. Vivianne.

Mais notícias

‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19

O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…

Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva

Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira