01 de março de 2024

‘Em Discussão’ conversa com a superintendente de Saúde Digital da SES

Mayra Nina Araújo falou sobre sistemas de inovação e telessaúde em fase de implantação pelo Governo do Maranhão

‘Em Discussão’ conversa com a superintendente de Saúde Digital da SES

Mayra Nina Araújo foi entrevistada pelos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira

Agência Assembleia

Clique aqui e assista à íntegra do programa

O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu nesta sexta-feira (1º), a superintendente de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayra Nina Araújo, que fez uma explanação sobre sistemas de inovação e telessaúde em fase de implantação pelo Governo do Maranhão.

Durante a entrevista, realizada pelos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira, a superintendente Mayra Nina Araújo explicou que o trabalho com saúde digital é uma experiência nova no âmbito da SES.

“É importante deixar claro que esta nossa Superintendência foi criada em maio de 2023, portanto é algo novo, mas já conseguimos avançar bastante com esta estratégia de saúde digital que estamos implantando no Maranhão”, salientou.

Mayra Nina Araújo observou que, em todo o mundo, o uso da saúde digital tem constantemente mudado a forma de organização e disponibilização dos serviços de saúde. No Brasil, segundo ela, iniciativas como o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o Registro Eletrônico de Saúde (RES) são exemplos deste cenário.

“Neste contexto, é que o Governo do Maranhão instituiu esta nossa Superintendência que está, gradativamente, consolidando-se como uma estratégia de saúde digital por meio de uma dedicada equipe multidisciplinar. Estamos avançando a partir de experiências acumuladas por um conjunto de atores (gestores, especialistas, pesquisadores, representantes de entidades e de conselhos de classe) envolvidos no desenvolvimento de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) em saúde”, frisou a superintendente.

Atenção à saúde

Por meio da disponibilização e uso de informação abrangente, de forma precisa e segura, a Superintendência de Saúde Digital foi criada com o propósito de buscar a melhoria constante da qualidade dos serviços, dos processos e da atenção à saúde.

“Esta nossa Superintendência é responsável por promover estratégias e ações de saúde digital, inovação e telessaúde no âmbito do sistema de atenção à saúde. Fazemos todo o trabalho de análise e monitoramento a fim de colocar o tema na pauta da população com a eficácia das intervenções no acesso, a aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no acolhimento das necessidades dos nossos municípios para desenvolvimento e ampliação dos serviços, na disseminação de novos conceitos, nas aplicações de redes sociais e da internet de um modo geral”, declarou Mayra Nina Araújo.

Ao final da entrevista, Mayra Nina Araújo destacou que a articulação multissetorial também está entre as missões da Superintendência, com plataformas de telessaúde integradas.

“A ideia básica deste nosso trabalho é norteada por conceitos e experiências que intencionam agilizar o atendimento e melhorar o fluxo de informações para apoio à decisão em saúde. Criamos um site para divulgar este nosso sistema de monitoramento dos indicadores de saúde do nosso Estado. Esse é um diferencial, porque todas as informações disponíveis poderão ser acessadas pelos gestores e pelo conjunto da população. É, também, uma estratégia de transparência e de interação com todos os segmentos da sociedade”, ressaltou.

Mais notícias

Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses

O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais

CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças

Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos

‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida

Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio

Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras

Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão

Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema

Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão

Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa

Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional

Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…

Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’

Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…