28 de abril de 2024
Enfermeira detalha cuidados com as gestantes no programa ‘Mais Saúde’
Telma Correia falou sobre riscos de não fazer o pré-natal desde o primeiro momento que a mãe sabe da gravidez e sobre o trabalho de consultoria materno-infantil

Agência Assembleia
Clique aqui e assista à íntegra da entrevista
Os principais cuidados que as gestantes devem ter, tanto no pré quanto no pós-parto, foram tratados no programa ‘Mais Saúde’, da TV Assembleia, neste domingo (28). O jornalista e apresentador Ismael Gama foi com a enfermeira Telma Correia.
A profissional falou sobre o primeiro passo ao descobrir a gravidez. “É procurar uma unidade de saúde, seja particular seja pública, para fazer o acompanhamento do pré-natal é importante fazer todos os exames, principalmente, no primeiro trimestre, que é bem importante tanto pra mãe como para o bebê”, afirmou.
Ela também falou sobre vacinação como ação de prevenção às mamães. “Tem todo uma programação de vacina, tanto no pré-natal como no pós-parto também, para a mãe e o bebê, por isso é importante esse acompanhamento nesse primeiro trimestre”, observou.
A enfermeira também detalhou os riscos de não fazer o pré-natal desde o primeiro momento que a mãe sabe da gravidez. “Representa desde um abortamento prematuro a intercorrências que poderiam ser corrigidas desde o início, como a hipertensão. Há mães que têm inúmeras outras doenças e que podem ser acompanhadas por uma equipe multidisciplinar”, assinalou.
Telma Correia também falou sobre o trabalho de consultoria materno-infantil. “A consultoria vai desde cuidados com o recém-nascido, porque, na maioria das vezes, os pais de primeira viagem não sabem como que faz a troca de fralda, como é que dá o primeiro banho, e aí abrange também essa questão da amamentação. O bebê nasce com refluxo, ele nasce com reflexo de sucção, mas ele não sabe mamar. E aí a mãe, se ela tiver um auxílio profissional desde o início do pré-natal, essa família vai sentir mais segura e, caso apareça alguma intercorrência”, destacou.
Mais informações
O programa também enfocou outros assuntos. No quadro Vacina Sim, detalhou as unidades de saúde onde estão sendo aplicadas doses da vacina contra a gripe, caso dos Centros de Saúde da Liberdade, São Francisco, Centro, Turu, Cohab-Anil, Vila Nova e São Cristóvão.
O público-alvo da vacina são crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade, pessoas a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas.
Outro assunto foi voltado à saúde infantil. Com o objetivo de estabelecer que instituições de saúde promovam estratégias para conscientizar as mães sobre a importância da amamentação a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 045/2024. A proposição, que institui a semana de conscientização e incentiva a amamentação, é de autoria da presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB).

Mais notícias
Ricardo Arruda cobra solução urgente para disputa territorial entre os municípios de Grajaú e Arame
Deputado reforçou apelo para que os gestores municipais priorizem um acordo que garanta segurança jurídica, continuidade dos serviços…
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…