19 de junho de 2024
“Estamos diante do grande porta-voz da democracia”, diz Iracema Vale durante homenagem a José Sarney
De acordo com a parlamentar, José Sarney foi um defensor vitalício da liberdade e do Estado Democrático de Direito
Texto e foto: Agência Assembleia
Durante a sessão solene desta quarta-feira (19), em que o ex-presidente José Sarney foi condecorado com a Medalha ‘Manuel Beckman’, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), destacou o legado do homenageado na defesa da democracia.
De acordo com a parlamentar, José Sarney foi um defensor vitalício da liberdade e do Estado Democrático de Direito e tem uma série de contribuições não apenas para o Maranhão, mas para todo o Brasil.
“Estamos diante do grande porta-voz da democracia, do líder que conduziu o país na engenhosa transição democrática, nas suas próprias palavras, em um tempo em que a história se contorcia, mas sem deixar que a democracia morresse em suas mãos. Essa foi, sem dúvida, a maior de todas as suas façanhas e o ápice de sua trajetória política, que o definiu para a história como defensor vitalício das liberdades e do Estado de Direito. Muitas foram suas contribuições para o povo brasileiro e o nosso Maranhão, que sob sua gestão experimentou uma visão inovadora que transformou a realidade do estado”, disse.
A presidente do parlamento estadual também enalteceu a produção literária e intelectual de José Sarney. Imortal membro das Academias Brasileira (ABL) e Maranhense de Letras (AML), ele é autor de 120 obras, entre as quais “Norte das águas (contos, 1969), “Marimbondos de fogo” (poesia, 1978), “Sexta-feira, Folha (crônica, 1994), “O dono do mar” (romance, 1995), “Saraminda” (romance, 2000) e “A duquesa vale uma missa” (romance, 2007).
“A trajetória de José Sarney é também marcada por uma produção intelectual rica e diversificada. Imortalizou seu nome com mais de 120 obras. Um orgulho sutil reverbera nas páginas dessas obras que, antes de serem contos, ensaios, crônicas, romances, são retratos genuínos do modo de vida, dos saberes e crenças do nosso povo, dos mais simples da população do Maranhão. Seu compromisso com a cultura e legado literário é a demonstração de sua paixão pelas letras e sua capacidade de enriquecer o debate cultural e político do Brasil”, destacou.
Mais notícias
Aprovado projeto que substitui sirenes por alertas musicais nas escolas do Maranhão
Medida garante troca de sinais sonoros por alertas que não causem desconforto a alunos com Transtorno do Espectro…
Cláudia Coutinho presta contas do mandato e reforça investimentos na saúde pública
Parlamentar reafirmou compromisso com investimentos na área da saúde pública
Aprovados projetos sobre prevenção a despejos de populações em situação de vulnerabilidade
Matérias seguem agora para sanção governamental
Solange Almeida repercute inauguração de Restaurante Popular em Igarapé do Meio
Deputada ressaltou os benefícios do equipamento público de segurança alimentar e outras ações levadas pelo governo ao município
Assembleia aprova PL que cria a Semana Estadual da Maternidade Atípica no Maranhão
Iniciativa tem como objetivo incentivar a promoção de atividades voltadas à integração da maternidade atípica
Aprovado projeto que institui Semana da Cidadania no Maranhão
O intuito é promover palestras sobre cidadania, educação financeira e defesa do consumidor nas escolas públicas do Maranhão
Maranhão pode zerar fila de transplante de córnea em 2026, afirma diretora do Banco de Olhos no ‘Café com Notícias’
Roberta Farias explicou que isso será possível devido ao aumento no número de doações, o que está reduzindo,…
‘Toda Mulher’ destaca atuação da Defensoria Pública no enfrentamento à violência doméstica
Em entrevista ao programa, a subdefensora-geral do Estado, Cristiane Marques, destaca atuação do órgão e fala sobre o…