23 de janeiro de 2026
Favela do Samba destaca, no ‘Café com Notícias’, a homenagem que fará às quebradeiras de coco no Carnaval
O presidente da agremiação, Euclides Moreira Neto, falou sobre sua relação histórica com o Carnaval, o calendário dos desfiles das escolas de samba e o que a Favela levará para a passarela neste ano
Agência Assembleia / Foto: Meiky Braga
O programa Café com Notícias, desta sexta-feira (23), recebeu o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e presidente da escola de samba Favela do Samba, Euclides Moreira Neto, para uma conversa sobre a trajetória da agremiação, os desafios do Carnaval de São Luís e os preparativos para o desfile de 2026.
Fundada em 1951, a Favela do Samba é uma das mais tradicionais agremiações da capital maranhense. Durante a entrevista, Euclides destacou sua relação histórica com a cultura popular e com o Carnaval. “Quando eu entrei na UFMA, fui para o curso de Comunicação ensinar exatamente telejornalismo. Me envolvi, desde a década de 1970, com a área de cultura popular, especialmente o Carnaval”, relatou, ao lembrar o início de sua atuação na área cultural.
O entrevistado também contextualizou a transformação do Carnaval ludovicense ao longo das décadas. Segundo ele, o modelo atual de escolas de samba foi fortemente influenciado pelo padrão carioca, o que impactou a dinâmica local.
“O Rio sempre foi o centro hegemônico de dizer como é que a gente tem que brincar. Havia umas 30 turmas de samba em São Luís, hoje, temos 10 só”, afirmou, ao mencionar a redução no número de grupos e a mudança no formato das apresentações.
Calendário do desfile
Um dos pontos centrais da entrevista foi a crítica ao calendário do Carnaval em São Luís. Euclides defende que os desfiles das escolas de samba ocorram semanas após o período oficial da folia, como estratégia para evitar concorrência com outros polos e fortalecer a economia local.
“Eu sou um defensor de fazer o desfile três semanas após o Carnaval para não ter concorrência com ninguém. Ano passado, tivemos essa experiência [desfile na semana do Carnaval] e foi horrível, o desfile acabou de dia”, disse.
Enredo de 2026
Para o próximo desfile, a Favela do Samba levará para a avenida um enredo com forte conteúdo social e cultural. Neste ano, a escola vai homenagear as quebradeiras de coco babaçu, símbolo de resistência e identidade maranhense.
“Em 2026, a Favela homenageará as quebradeiras de coco babaçu a partir da personagem de Nelinha do Babaçu, menina que buscava o fogo à mulher que trouxe sonhos esperança e fé’”, adiantou.
Apesar dos desafios, o presidente reforçou o compromisso com a continuidade da tradição. “A gente vai sobreviver, a gente é especialista em sobrevivência. Temos que passar para outras gerações essa nossa raiz, essa nossa história”, afirmou.
Mais notícias
‘Em Discussão’ detalha mudanças na economia brasileira decorrentes da Reforma Tributária
Programa recebeu o auditor fiscal Nicholas Moreira, que explicou as alterações no sistema de arrecadação de tributos no…
‘Diário da Manhã’ destaca os cuidados necessários para a prática segura de corrida
O professor de Educação Física, Darlan Wedy, afirmou que o esporte traz benefícios físicos e mentais, mas é…
Creche-Escola Sementinha faz acolhimento aos pais de alunos
Momento de diálogo é importante para os pais tirarem dúvidas e conhecerem a equipe, a estrutura da unidade…
‘Diário da Manhã’ detalha ações da Defesa Civil contra desabamentos e de prevenção em áreas de risco no Maranhão
O coronel Silva Júnior informou, no programa, que o estado já conta com o serviço da Defesa Civil…
TEA em crianças é tema de entrevista no programa Saúde & Bem-Estar
Neuropediatra reforçou que o convívio com colegas e a participação em atividades na escola são fundamentais para o…
‘Diário da Manhã’ aborda os 20 anos do Prêmio Fapema e os avanços da produção científica no estado
Cerimônia de premiação do ‘Oscar da ciência maranhense’ acontece nesta quarta-feira, em São Luís, com homenagens a personalidades,…
Roberta Duailibe alerta, no Café com Notícias’ para a prevenção e tratamento da obesidade
Endocrinologista lembrou que obesidade não é só questão de estética e, sim, uma inflamação contínua no corpo que…
Arquiteta destaca, no ‘Café com Notícias’, a influência do ambiente na qualidade do sono
Criadora do método "Quarto Vivo", Fabíola Ramos deu dicas de como criar as condições favoráveis ao sono de…