25 de abril de 2024
Frente Parlamentar de Combate à Pobreza debate fomento à geração de emprego e renda
Reunião teve participação de representantes de secretarias e órgãos do estado
A Frente Parlamentar de Combate à Pobreza da Assembleia Legislativa do Maranhão, presidida pelo deputado Arnaldo Melo (PP), debateu, em reunião realizada nesta quarta-feira (24), programas e iniciativas voltadas à geração de emprego e renda no Maranhão. Representantes de secretarias e órgãos do estado ligados ao tema participaram da reunião.
Durante o encontro, representantes das secretarias de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) e Trabalho e Economia Solidária (Setres) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística explanaram as iniciativas e dados das pastas voltados ao incremento do trabalho no Maranhão.
“Nesta reunião, tomamos conhecimento das pautas de trabalho destes órgãos nos anos de 2023/2024, o que nos faz avançar neste estudo permanente em busca de respostas sobre estes baixos índices de desenvolvimento no Maranhão. A Frente Parlamentar de Combate à Pobreza está fazendo, sistematicamente, e por áreas, estes debates, que continuarão”, destacou o deputado Arnaldo Melo.
Participaram também da reunião os deputados Ricardo Arruda (MDB), Fernando Braide (PSD), Florêncio Neto (PSB) e Francisco Nagib (PSB).
Para o secretário adjunto da Indústria e Comércio, Marco Moura, a iniciativa é positiva porque traz à tona debate importante para o desenvolvimento do Maranhão. “O governador Carlos Brandão e o secretário Junior Marreca têm a geração de trabalho e renda como uma de suas bandeiras, desenvolvendo diversos programas e ações para contribuir com a elevação dos índices de desenvolvimento do Maranhão”, frisou o secretário.
Durante a apresentação, a equipe da Seinc destacou temas como a ocupação empresarial dos distritos industriais de São Luís e do interior do estado e programas para fomento de geração de emprego e renda voltados para os pequenos negócios, entre outros.
O assessor da Setres, Ricardo Gonçalves, destacou três ações da pasta: Economia Solidária, Trabalho Jovem e Rua Digna. “Apresentamos uma síntese do emprego e renda com foco no combate à pobreza. A secretaria atua com ações voltadas para a economia solidária, com transversalidade na economia criativa, que incentiva a geração de renda a partir da produção de seus produtos. Já o Trabalho Jovem vai inserir mil jovens de 14 a 25 anos no mercado, com carteira assinada e contrapartida do estado. Enquanto que o Rua Digna quer criar empregos por meio do incentivo à infraestrutura de assentamentos”, disse Ricardo Gonçalves.
Também presentes à reunião estavam representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), além da Universidade Estadual do Maranhão, que farão suas apresentações em uma próxima reunião.
Mais notícias
Escola do Legislativo promove capacitação ‘Formação de Brigada de Incêndio’
Curso é voltado para servidores da Casa
Júnior Cascaria propõe inclusão do Festejo de São Benedito no Calendário de eventos religiosos do Maranhão
Parlamentar destacou a importância histórica, cultural e econômica da celebração, que ocorre todos os anos no município, no…
Com apoio do deputado Neto, Instituto João Evangelista volta à ativa com mutirão de atendimentos oftalmológicos
Totalmente revitalizado, o espaço voltou a oferecer atividades destinadas à promoção social, esportiva e cidadã de crianças, jovens…
Catulé Júnior anuncia viaturas e criação de Batalhão da PM em Caxias
Deputado relatou que se reuniu com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim, e com o subchefe…
Adelmo Soares viabiliza primeiro Mutirão de Saúde em São Luís com recorde de público e apoio do Governo do Maranhão
Ação ofereceu consultas clínicas, exames laboratoriais e atendimentos oftalmológicos, beneficiando centenas de moradores da capital
Psicóloga Valentina Abreu orienta sobre saúde mental das mulheres
Profissional foi a entrevistada do programa ‘Saúde e Bem-Estar’ desta quarta-feira
‘Diário da Manhã’ – Contabilista explica novidades no IRPF e taxação dos altos rendimentos
Sócio e CEO da Prime Contabilidade, André Veras, falou sobre isenção de Imposto de Renda de Pessoa Física para quem…
Ampliação gradual da licença-paternidade para 20 dias é discutida no programa ‘Café com Notícias’
Assunto foi tratado pelo advogado Luiz Cláudio Frazão, presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista da Ordem dos Advogados…