20 de junho de 2024
Frente Parlamentar em Defesa da Cultura discute patrimônio histórico de São Luís
Reunião teve presença de pesquisadores, estudiosos do tema e representantes de instituições culturais e da sociedade civil
Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
A Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e Economia Criativa da Assembleia Legislativa do Maranhão promoveu, na Sala das Comissões da Alema, na tarde desta quarta-feira (19), sua segunda reunião. Na ocasião, foi debatido o tema “São Luís, patrimônio histórico da humanidade”.
O encontro, conduzido pelo deputado Carlos Lula (PSB), presidente da Frente Parlamentar, contou com a presença dos parlamentares Wellington do Curso (Novo), Rodrigo Lago (PCdoB) e Júlio Mendonça (PCdoB).
“A ideia da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e Economia Criativa é também entendermos que cultura vai muito além das festas, por isso estamos ampliando os debates. O Centro Histórico, sobretudo o estado de conservação do casario, bem como os problemas advindos das políticas voltadas para o local, acarretam em um esvaziamento que nos preocupa. Nesta reunião, ouvimos propostas e apontamentos para tentarmos desenhar políticas públicas e caminhos que sirvam ao Centro Histórico da nossa capital”, destacou Carlos Lula.

Para discorrer sobre o tema, foram convidados os pesquisadores e estudiosos Carlos Madson Reis, arquiteto e urbanista, ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (IPHAN), em Brasília; João Ricardo Costa Silva, analista técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e César Chaves, professor e coordenador do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão, campus São Bernardo.
O urbanista e arquiteto Carlos Madson falou sobre o processo de gestão dos centros históricos brasileiros titulados patrimônio mundial pela Unesco, como é o caso de São Luís. “Estudo sobre a preservação do Centro Histórico de São Luís, que é patrimônio do mundo e que nós temos uma enorme responsabilidade em preservá-lo. Os centros históricos devem ser revitalizados e incorporados à vida cotidiana da cidade”, defendeu o arquiteto.
Já o analista do IBGE, João Ricardo Silva, discorreu sobre os desafios para a preservação do Centro Histórico de São Luís. “Precisamos mensurar, por exemplo, quais os efeitos das políticas públicas no que diz respeito à manutenção ou não daquela população residente no Centro Histórico, saber se estão sendo efetivas. São aspectos que precisam ser avaliados porque isto muda a realidade daquela região”, destacou o analista.
As questões relacionadas aos programas de habilitação e formas precárias de moradia, foram o tema da fala do professor César Chaves, que abordou ainda as políticas de revitalização do Centro e as lutas pelo direito à cidade. A reunião contou ainda com a participação de representantes de instituições culturais, bem como da sociedade civil.
Mais notícias
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda participação dos movimentos sociais do Maranhão na COP30
Diversas importantes iniciativas do Maranhão, como o Pacto pela Alfabetização Ecológica Integral e o Projeto Reflorestando, foram apresentadas…
Escola do Legislativo promove curso sobre Planejamento Financeiro
Objetivo da formação é capacitar servidores e público externo sobre como melhor gerir e investir os seus recursos…
Expansão do Viva Procon/MA é tema do ‘Diário da Manhã’ desta segunda-feira
Órgão já está presente em 117 municípios, garantindo acesso mais rápido, fácil e descentralizado à população a serviços…
‘Mais Saúde’ destaca desafios das famílias e defesa de direitos de pessoas com autismo
Em entrevista ao programa, Alcione do Socorro Costa, representante da Associação de Usuários de Planos de Saúde, fala…
Gedema promove festa comemorativa do encerramento das atividades do programa ‘Sol Nascente’ em 2025
Evento, que contou com a presença de alunos, pais, professores e convidados, teve vasta programação com oficinas, apresentações…
‘Maranhão no Campo’ aborda importância da assistência técnica veterinária e do bem-estar animal
Médico veterinário Anderson Saraiva destaca ações da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e alerta sobre…
‘Diário da Manhã’ destaca ações do Iquilomba e a valorização da cultura negra no MA
Entrevistada foi Antônia Matos, coordenadora do Iquilomba
‘Café com Notícias’ debate importância da Consciência Negra
Entrevistado foi o juiz Marcos Adriano Fonsêca, presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) e diretor de…