20 de junho de 2024

Frente Parlamentar em Defesa da Cultura discute patrimônio histórico de São Luís 

Reunião teve presença de pesquisadores, estudiosos do tema e representantes de instituições culturais e da sociedade civil

Frente Parlamentar em Defesa da Cultura discute patrimônio histórico de São Luís 

Reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e Economia Criativa que debateu “São Luís, patrimônio histórico da humanidade”

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos

A Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e Economia Criativa da Assembleia Legislativa do Maranhão promoveu, na Sala das Comissões da Alema, na tarde desta quarta-feira (19), sua segunda reunião. Na ocasião, foi debatido o tema “São Luís, patrimônio histórico da humanidade”. 

O encontro, conduzido pelo deputado Carlos Lula (PSB), presidente da Frente Parlamentar, contou com a presença dos parlamentares Wellington do Curso (Novo), Rodrigo Lago (PCdoB) e Júlio Mendonça (PCdoB). 

“A ideia da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e Economia Criativa é também entendermos que cultura vai muito além das festas, por isso estamos ampliando os debates. O Centro Histórico, sobretudo o estado de conservação do casario, bem como os problemas advindos das políticas voltadas para o local, acarretam em um esvaziamento que nos preocupa. Nesta reunião, ouvimos propostas e apontamentos para tentarmos desenhar políticas públicas e caminhos que sirvam ao Centro Histórico da nossa capital”, destacou Carlos Lula.

Deputados Wellington do Curso, Carlos Lula e Rodrigo Lago em registro na reunião

Para discorrer sobre o tema, foram convidados os pesquisadores e estudiosos Carlos Madson Reis, arquiteto e urbanista, ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (IPHAN), em Brasília; João Ricardo Costa Silva, analista técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e César Chaves, professor e coordenador do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão, campus São Bernardo.

O urbanista e arquiteto Carlos Madson falou sobre o processo de gestão dos centros históricos brasileiros titulados patrimônio mundial pela Unesco, como é o caso de São Luís. “Estudo sobre a preservação do Centro Histórico de São Luís, que é patrimônio do mundo e que nós temos uma enorme responsabilidade em preservá-lo. Os centros históricos devem ser revitalizados e incorporados à vida cotidiana da cidade”, defendeu o arquiteto. 

Já o analista do IBGE, João Ricardo Silva, discorreu sobre os desafios para a preservação do Centro Histórico de São Luís. “Precisamos mensurar, por exemplo, quais os efeitos das políticas públicas no que diz respeito à manutenção ou não daquela população residente no Centro Histórico, saber se estão sendo efetivas. São aspectos que precisam ser avaliados porque isto muda a realidade daquela região”, destacou o analista.

As questões relacionadas aos programas de habilitação e formas precárias de moradia, foram o tema da fala do professor César Chaves, que abordou ainda as políticas de revitalização do Centro e as lutas pelo direito à cidade. A reunião contou ainda com a participação de representantes de instituições culturais, bem como da sociedade civil.


Galeria de Fotos:

Reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura - Fotos: Wesley Ramos

Mais notícias

Elema promove curso de Comunicação e Oratória para servidores e público externo

Realização do curso segue uma das diretrizes da gestão da presidente Iracema Vale e fortalece o papel da…

Deputado Osmar Filho acompanha entrega de óculos em Matinha e Olinda Nova

A iniciativa tem beneficiado milhares de pessoas com consultas oftalmológicas, encaminhamentos para cirurgias e fornecimento gratuito de óculos,…

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda projetos de criação de abelhas voltados ao empreendedorismo

O biólogo, geneticista e professor da Uema, José Maurício Dias Bezerra, destacou o mel produzido pela Abelha Tiúba,…

Assembleia promove ação de saúde e bem-estar para servidores com o projeto ‘Cuidando do Cuidador’

Momentos de relaxamento, controle de pressão arterial, orientação postural e demonstração de novas tecnologias voltadas à qualidade de…

‘Diário da Manhã’ – Especialista diz que Viva Procon chega a 116 unidades e responde a consumidores

Ricardo Cruz destacou a entrega de unidades do órgão em Buritirana, São Francisco do Brejão, João Lisboa e…

Deputado Davi Brandão destina emenda parlamentar de R$ 250 mil para fortalecer a saúde de Brejo de Areia

A iniciativa, resultado do compromisso do parlamentar com Brejo de Areia, chega para reforçar a estrutura da saúde…

Endocrinologista Silvana Teixeira alerta, no ‘Café com Notícias’, para a importância da prevenção e controle do diabetes

Médica falou sobre sintomas, diagnóstico, controle e fatores que garantem qualidade de vida e evitam amputações de membros