25 de abril de 2024
Jota Pinto enaltece ações do governo para garantir direitos das pessoas com deficiência
O deputado Jota Pinto (Podemos) ocupou a tribuna, na sessão plenária desta quinta-feira (25), para destacar a implementação de políticas públicas voltadas a pessoas com deficiência de iniciativa do Governo do Estado. Ele informou que o governo aderiu ao novo plano ‘Viver sem Limite’. O termo de adesão foi assinado pelo governador Carlos Brandão, na […]

O deputado Jota Pinto (Podemos) ocupou a tribuna, na sessão plenária desta quinta-feira (25), para destacar a implementação de políticas públicas voltadas a pessoas com deficiência de iniciativa do Governo do Estado.
Ele informou que o governo aderiu ao novo plano ‘Viver sem Limite’. O termo de adesão foi assinado pelo governador Carlos Brandão, na quarta-feira (24), durante a abertura da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Luís. A solenidade contou com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.
“O Maranhão já tem muitas políticas avançadas, programas de inclusão e de oportunidades para as pessoas com deficiência. Esta V Conferência é importante para se discutir políticas para podermos avançar mais do que já foi feito. Esta Casa já aprovou muitos projetos e muitas leis que vêm ajudando estas políticas públicas em nosso Estado”, assinalou Jota Pinto.
Ele acrescentou que a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência acontece até esta sexta-feira (26), no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A conferência foi aberta em um dia simbólico para a luta das pessoas com deficiência, já que 24 de abril é o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
“Além do Legislativo, o Executivo já implementou muitas políticas públicas para ajudar a quebrar essas barreiras que essas pessoas com deficiência enfrentam nos quatro cantos do Maranhão. O Governo Federal e o Governo do Estado estão implementando mais políticas públicas para dar mais oportunidade para incluir as pessoas com deficiência no nosso estado”, enfatizou.
O parlamentar observou, ainda, que a Conferência tem como tema o “Cenário Atual e o Futuro da Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência”. O subtema é “Construindo um Brasil Mais Inclusivo”.
“Então, é importante essa parceria do Governo Federal com o Governo Estadual e, também, com os municípios. É muito importante esse avanço. E é importante, também, que nós possamos fazer uma força-tarefa para que os conselhos sejam implementados em todos os municípios do Maranhão”, ressaltou Jota Pinto.
Mais notícias
Carlos Lula propõe lei para garantir respeito e cachês justos a artistas maranhenses
Projeto quer combater desigualdade nos pagamentos em eventos financiados com dinheiro público, valorizando quem leva a cultura do…
Escola do Legislativo promove curso de Inteligência Financeira
Treinamento é voltado para servidores do Parlamento Estadual e para o público externo
Creche-Escola Sementinha promove manhã especial em homenagem às mães
Apresentações musicais encantaram o público com canções e performances protagonizadas pelas crianças
‘Em Discussão’ aborda Programa Bolsa e Prêmio Estudante Destaque Universitário
Convidado foi Nordman Wall, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do…
‘Diário da Manhã’ – Técnica da Sagrima destaca relevância e dá detalhes da AgroBalsas
Patrícia Tenório informou que o evento ocorrerá de 12 a 16 de maio, com o tema “Construindo Pontes”,…
Doenças e tratamentos ginecológicos são destaques no programa ‘Legal e Atual’
Doenças e tratamentos ginecológicos são destaques no programa ‘Legal e Atual’
Adelmo Soares diz que Othelino Neto persegue a presidente Iracema Vale com judicializações
Adelmo Soares fez esse discurso para rebater a acusação feita por Othelino que ele atacava as mulheres em…
Wellington parabeniza governo por ter zerado lista de nomeados para polícias e Corpo de Bombeiros
Ele disse que, mesmo sendo um deputado de oposição, sente-se no dever de reconhecer quando o governo age…