03 de julho de 2024
Longa premiado no Festival Guarnicê é destaque no ‘Toda Mulher’
Conversa foi com a cineasta Naýra Albuquerque, que arrebatou seis prêmios na última edição do evento com o filme “Ginga Reggae na Jamaica Brasileira”
Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Assista à íntegra da entrevista
O cinema maranhense foi o destaque no programa ‘Toda Mulher’, que foi ao ar nesta quarta-feira (3), pela TV Assembleia. A entrevistada foi a cineasta, videomaker, produtora e empresária Naýra Albuquerque, cujo filme “Ginga Reggae na Jamaica Brasileira” venceu a última edição do Festival Guarnicê de Cinema na categoria Longa-Metragem Maranhense.
Com a produção, Naýra Albuquerque levou as estatuetas de Melhor Direção e Melhor Desenho de Som. O filme foi premiado ainda com Melhor Atriz, para Célia Sampaio; Melhor Direção de Arte, para Gê Viana; e Melhor Trilha Sonora Original, para Célia Sampaio e Adnon Soares.
“Ginga Reggae na Jamaica Brasileira” é um documentário musical que conta a história da cultura reggae na ilha maranhense, conhecida como Jamaica Brasileira, pela perspectiva e história de vida de Célia Sampaio, considerada a grande “dama do reggae” no Maranhão. O filme apresenta as estéticas da dança, das cores e maneiras de ser regueiro, encontrando territórios de resistência negra.
Naýra Albuquerque explicou que a ideia de fazer o filme se deu após assistir a um show do mais recente álbum de Célia Sampaio. “São músicas que fazem um passeio pela história da África, da mulher caribenha, negra no Maranhão e trazem leituras muito femininas. A partir disso, acreditei que poderíamos contar uma história, com Célia trazendo muitas referências sobre o reggae no Maranhão. O filme parte da memória dela, da história e perpassa por outros personagens”, explica Naýra Albuquerque.
A cineasta apontou que o longa desloca o ponto de vista, normalmente de homens, para uma mulher, no caso, a cantora e pesquisadora, Célia Sampaio. Ela também revelou que não esperava pelas premiações.
“O filme começou a circular um ano após realizado e, colocamos no Guranicê com a intenção de fazer circular, do maranhense poder assistir. Ganhar Melhor Longa-Metragem Maranhense, Melhor Direção, que são prêmios muito importantes, foi uma surpresa. Mas esperávamos alguma coisa, porque sabemos da potência do filme. Foi uma alegria, valorizou e reconheceu a produção cinematográfica negra maranhense”, festejou a cineasta que tem na biografia títulos como “Ruas” (2012), “Aquarela Periférica” (2009) e “Cofo do Rampa” (2018), entre outros trabalhos.
O programa ‘Toda Mulher’ é apresentado pela jornalista Márcia Carvalho e exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
‘Pautas Femininas’ destaca obra sobre protagonismo de mulheres no Parlamento
Jornalista Márcia Carvalho falou sobre o livro “Chão de Coragem: As aventuras de Júlia no Memorial”
Davi Brandão estabelece parceria para evento em Bacabal
Feirinha na Praça, promovida pela Prefeitura de Bacabal, foi realizada no domingo (9)
‘Revista Maranhão’ destaca ações do Novembro Azul no estado
Claudiana Cordeiro, coordenadora de Atenção ao Idoso da SES, conversou sobre políticas públicas voltadas à saúde masculina
Transição agroecológica e desenvolvimento agrário tratados no‘Sustentabilidade na Prática’
Assuntos foram tratados pela superintendente do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar do MDA, Suziane Machado
Assembleia Legislativa reforça prevenção ao câncer de próstata com ações do Novembro Azul
Campanha, realizada por meio da DSMO, foi aberta com roda de conversa sobre câncer de próstata e palestra…
‘Diário da Manhã’ esclarece dúvidas sobre taxas e cobranças indevidas em contas correntes e cartão de crédito
Chefe da Diretoria de Orientação e Atendimento ao Consumidor (Doac) do Viva Procon-MA, Ricardo Baldez, falou sobre o tema
Deputado Catulé Júnior acompanha inaugurações de Centro Tecnológico e Posto do Detran em Paço do Lumiar
Parlamentar participou de ato ao lado do prefeito Fred Campos, do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e demais autoridades
‘Café com Notícias’ aborda abuso psicológico e como identificar sinais de sofrimento emocional
Neuropsicóloga Fabiana Borges Macedo explicou como essas manifestações podem ser sutis e, muitas vezes, difíceis de identificar