12 de maio de 2024
‘Mais Saúde’ destaca cuidados para a melhor qualidade de vida do idoso
Médica geriatra Mariana Neves ressaltou importância da alimentação saudável, da prática de exercício físico e do acompanhamento médico

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
Clique aqui e assista à íntegra do programa
A médica geriatra Mariana Neves foi a convidada do programa ‘Mais Saúde’, deste domingo (12), na TV Assembleia. A especialista tratou sobre os principais cuidados para a melhor qualidade de vida da pessoa idosa.
Segundo a geriatra, até bem pouco tempo atrás ainda não se entendia que os idosos precisavam ser cuidados de uma forma diferente. Hoje, essa visão vem mudando e o sistema público de saúde já oferece esse atendimento especializado, inclusive no Maranhão.
“É importante a gente saber adequar os cuidados com o idoso, que são diferentes, e poder inserir isso no sistema público também”, disse.
Sobre esses cuidados, Mariana Neves afirmou que quanto antes forem iniciados, melhor. “Isso vai favorecer um envelhecimento mais saudável, e com menos problemas lá na frente”, observou, referindo-se à práticas como boa alimentação e exercício físico.
A geriatra alertou que manter a pressão arterial contolada é importantíssimo, porque esse problema também impacta em males cognitivos, como a demência. “Quanto antes começar o acompanhamento médico, melhor”, reforçou. A prática da automedicação também foi condenada pela médica, porque cada pessoa deve procurar um profissional médico para tratar a doença de forma específica.
Mariana Neves também ressaltou a importância de o idoso manter um bom condicionamento físico, sugerindo a prática de atividades cinco vezes na semana por 40 a 50 minutos. Ela também destacou a importância de manter a vacinação em dia.
Mais assuntos
O programa também repercutiu a campanha de vacinação realizada pela Assembleia Legislativa e voltada à atualização da carteira de imunização dos servidores. A iniciativa ocorreu em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.
Outro assunto destacado pelo ‘Mais Saúde’ foi o trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão. Além da doação do líquido pelas lactantes, a ação visa conscientizar sobre a doação de frascos, para aumentar a capacidade de armazenamento do produto.
O programa ‘Mais Saúde’, apresentado pelo jornalista Ismael Gama, vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).
Mais notícias
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…