06 de julho de 2024

‘Maranhão no Campo’ aborda ações da AGED em eventos agropecuários

Convidado foi João Batista, coordenador de Educação Sanitária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão

‘Maranhão no Campo’ aborda ações da AGED em eventos agropecuários

João Batista, coordenador de Educação Sanitária da AGED, com o apresentador Mário Porto

Agência Assembleia

Assista à íntegra do programa

O programa ‘Maranhão no Campo’, deste sábado (6), na TV Assembleia, recebeu João Batista, coordenador de Educação Sanitária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), para falar sobre as principais atuações do órgão em eventos agropecuários.

Durante a entrevista, João Batista explicou que a AGED atua em três pilares principais: ciência, fiscalização e educação. 

“A AGED, como agência fiscalizadora, às vezes é vista apenas pelo seu lado de fiscalização. Mas também investimos fortemente na educação sanitária, para que as pessoas entendam a importância das leis e como conservarem alimentos adequadamente”, disse.

Ele também destacou a proposta de “saúde única”, que integra a saúde humana, animal e ambiental. “Hoje, nossas atividades educativas em todo o estado do Maranhão visam prevenir doenças e garantir a segurança alimentar. Trabalhamos desde a educação infantil até a formação de produtores e profissionais do setor”, explicou.

A AGED também tem um papel fundamental na fiscalização e bem-estar animal em eventos agropecuários, como vaquejadas, por exemplo. 

“Nós fiscalizamos a hidratação, alimentação e condições de alojamento dos animais, além de promover parcerias para garantir o uso de protetores de cauda, por exemplo, e prevenir maus-tratos”, destacou.

A educação sanitária abrange, ainda, o controle de pragas e doenças, além da conservação de alimentos. “Durante o ano, participamos de inúmeros eventos agropecuários, oferecendo orientações e treinamentos. Por exemplo, em Balsas (durante a AgroBalsas), focamos no recolhimento de embalagens de agrotóxicos para evitar a contaminação ambiental”, concluiu.

O programa ‘Maranhão no Campo’ é apresentado por Mário Porto e vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.

Mais notícias

Catulé Júnior anuncia retomada das obras de recuperação da rodovia MA-034

Deputado ressaltou que continuará acompanhando de perto a execução da obra

Assembleia faz um minuto de silêncio em memória do Monsenhor Mário Racca

Vigário Emérito de Carurapera, Monsenhor Mário Racca deixa um legado marcado por uma trajetória de fé, dedicação e…

‘Saúde e Bem-estar’ debate causas e consequências do transtorno de humor

Programa dessa quarta-feira, na Rádio Assembleia, recebeu o psiquiatra Gustavo Nunes, que falou sobre o assunto

Helena Duailibe destaca ações do governo na saúde e defende ampliação da doação de órgãos

Deputada estadual foi a entrevistada do programa ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira, na Rádio Assembleia

Setembro Verde é tema de entrevista do programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira

Convidada foi a presidente da Associação Maranhense de Síndrome de Down, Ladyane Barros

Escola do Legislativo promove curso sobre Inteligência Artificial aplicada ao Parlamento Estadual

Capacitação, que segue até o dia 12, das 8h às 12h, busca ampliar o uso estratégico da IA…

CCJ dá parecer favorável a MP que cria o programa Tempo de Semear

De autoria do Poder Executivo, iniciativa visa ao aprimoramento das políticas públicas de subsídio voltadas a agricultores

Assembleia faz um minuto de silêncio em homenagem ao presidente da Câmara de São Mateus

Gilvan Moreno faleceu no último domingo (7), gerando comoção na cidade e em toda a região