04 de maio de 2024
‘Maranhão no Campo’ aborda vacinação contra a febre aftosa e a brucelose no estado
Programa recebeu a fiscal agropecuário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Margarida Prazeres
Agência Assembleia
Clique aqui e assista à entrevista na íntegra
A campanha de vacinação contra a febre aftosa e a imunização contra a brucelose foram temas da entrevista da edição do programa ‘Maranhão no Campo’, neste sábado (4), na TV Assembleia. O apresentador Mário Porto recebeu a fiscal agropecuário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Margarida Prazeres.
Durante a entrevista, Margarida Prazeres destacou que esta é a última etapa de um trabalho desenvolvido durante décadas e que tornará o Maranhão livre de febre aftosa sem vacinação. “Para receber a certificação de zona livre é necessário um processo que está em curso e, agora, estamos aptos a retirar essa vacina”, destacou a fiscal agropecuário sobre a certificação nacional de zona livre de aftosa sem vacinação, que o Maranhão recebeu no dia 2 de maio, por meio de portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Ela frisou o engajamento do setor privado para esta conquista, destacando o comprometimento dos criadores. “O produtor é o principal vigilante neste processo, vamos tirar a vacina, que é o principal mecanismo de proteção, mas vamos substituir por outro, que é a vigilância”.
Segundo Margarida Prazeres, mais de 80% do país, em maio de 2025, deverá estar nesta condição de zona livre sem vacinação contra a febre aftosa.
Brucelose
Margarida Prazeres também ressaltou a importância da vacinação do rebanho contra a brucelose. “O produtor deverá levar a comprovação da vacinação das bezerras contra a brucelose. Precisamos fazer uma grande notificação de todas as práticas de defesa do rebanho que estão sendo executadas nas propriedades rurais”, ressaltou Margarida Prazeres.
Ela ressaltou que, diferente da imunização contra a aftosa, a brucelose não tem um mês específico para acontecer, mas que a medição do percentual de vacinação é feita pela AGED semestralmente. “Tem uma idade específica para vacinar e são imunizadas somente fêmeas bovinas, além disto, a aplicação das doses é feita por um médico veterinário. Com a vacina aplicada, o produtor deve comprová-la junto à AGED”, explicou.
O programa Maranhão no Campo vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2), com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar