04 de maio de 2024
‘Maranhão no Campo’ aborda vacinação contra a febre aftosa e a brucelose no estado
Programa recebeu a fiscal agropecuário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Margarida Prazeres
Agência Assembleia
Clique aqui e assista à entrevista na íntegra
A campanha de vacinação contra a febre aftosa e a imunização contra a brucelose foram temas da entrevista da edição do programa ‘Maranhão no Campo’, neste sábado (4), na TV Assembleia. O apresentador Mário Porto recebeu a fiscal agropecuário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Margarida Prazeres.
Durante a entrevista, Margarida Prazeres destacou que esta é a última etapa de um trabalho desenvolvido durante décadas e que tornará o Maranhão livre de febre aftosa sem vacinação. “Para receber a certificação de zona livre é necessário um processo que está em curso e, agora, estamos aptos a retirar essa vacina”, destacou a fiscal agropecuário sobre a certificação nacional de zona livre de aftosa sem vacinação, que o Maranhão recebeu no dia 2 de maio, por meio de portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Ela frisou o engajamento do setor privado para esta conquista, destacando o comprometimento dos criadores. “O produtor é o principal vigilante neste processo, vamos tirar a vacina, que é o principal mecanismo de proteção, mas vamos substituir por outro, que é a vigilância”.
Segundo Margarida Prazeres, mais de 80% do país, em maio de 2025, deverá estar nesta condição de zona livre sem vacinação contra a febre aftosa.
Brucelose
Margarida Prazeres também ressaltou a importância da vacinação do rebanho contra a brucelose. “O produtor deverá levar a comprovação da vacinação das bezerras contra a brucelose. Precisamos fazer uma grande notificação de todas as práticas de defesa do rebanho que estão sendo executadas nas propriedades rurais”, ressaltou Margarida Prazeres.
Ela ressaltou que, diferente da imunização contra a aftosa, a brucelose não tem um mês específico para acontecer, mas que a medição do percentual de vacinação é feita pela AGED semestralmente. “Tem uma idade específica para vacinar e são imunizadas somente fêmeas bovinas, além disto, a aplicação das doses é feita por um médico veterinário. Com a vacina aplicada, o produtor deve comprová-la junto à AGED”, explicou.
O programa Maranhão no Campo vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2), com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Mais notícias
CCJ inicia trabalhos de 2026 com análises de mais de 40 proposições
Projetos de Lei e Medidas Provisórias foram apreciadas pela comissão
Adelmo Soares fortalece o empreendedorismo feminino com programa ‘Páscoa Lucrativa’ em Caxias
Iniciativa exclusiva para mulheres aproveita o período de alta nas vendas de chocolate para gerar renda às participantes
‘Café com Notícias’ detalha atividades do Sesc Saúde da Mulher em São Luís
Entrevistada foi a educadora Regina Célia Carvalho de Deus
Alojamento de Passagem da Casa da Mulher Brasileira é destaque no “Pautas Femininas’
Psicóloga Tainá Leite foi a entrevistada e falou sobre as ações do órgão, entre as quais o Camarim…
Médico destaca importância da vacina contra a dengue
Entrevistado foi o médico alergista Roney Mendes
Programa ‘Em Discussão’ detalha a 3ª Feira Mulher da Agricultura Familiar
Evento, promovido pela SAF, acontecerá de 5 a 7 de março, no São Luís Shopping, com comercialização de…
‘Café com Notícias’ destaca o 55º Concurso Internacional de Redação de Cartas promovido pelos Correios
Inscrições estão sendo realizadas até o dia 27 de março, no site oficial dos Correios, e devem ser…
Importância da tecnologia para agricultura familiar é destaque no ‘Maranhão no Campo’
O engenheiro agrônomo Edaciano Leandro Losch falou sobre o programa da SAF que promove análise de solo em…