15 de outubro de 2025
Memorial do Legislativo destaca exposição de leis voltadas à saúde da mulher em alusão ao Outubro Rosa
Mostra ‘Nosso Direito em Lei’ ressalta a atuação da Assembleia Legislativa do Maranhão em prol de políticas públicas que garantam mais cuidado e acesso à informação

Agência Assembleia/ Fotos: Miguel Viegas
Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, o Memorial do Legislativo Maranhense Deputada Zuleide Bogéa promove, a mostra ‘Nosso Direito em Lei’. A exposição apresenta um conjunto de legislações que refletem o compromisso do Parlamento Maranhense com a saúde, especialmente a saúde da mulher.
Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, a mostra tem como objetivo divulgar a atuação da Assembleia Legislativa do Maranhão em prol de políticas públicas que garantam mais cuidado e acesso à informação.
De acordo com a bibliotecária e coordenadora do Memorial, Roseane Sá, a iniciativa reforça o papel educativo e social do espaço.
“Dessa forma, o Memorial cumpre sua missão por meio da divulgação e do acesso à informação, reafirmando o compromisso institucional da Assembleia Legislativa com o bem-estar da população maranhense”, destacou.

Legislações
Entre as legislações apresentadas na mostra, está a Lei nº 2.437/1964, que representa um marco histórico por abrir precedente para o suporte financeiro a organizações da sociedade civil dedicadas à saúde. Essa norma demonstra a sensibilidade do Legislativo maranhense já naquela época, ao reconhecer a importância das entidades que atuam diretamente no atendimento à população, especialmente nas áreas de prevenção e assistência médica.
Outro destaque é a Lei nº 12.231/2024, de autoria da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, que estabelece, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a detecção precoce de diferentes tipos de câncer por meio do rastreamento e de testes genéticos. A iniciativa busca ampliar as chances de diagnóstico antecipado e tratamento eficaz, reforçando o papel da prevenção como principal aliada na luta contra o câncer.
A mostra também apresenta a Lei nº 11.428/2021, de autoria do então deputado estadual e, hoje, federal Duarte Júnior, que assegura às mulheres o direito à informação sobre a possibilidade de reconstrução mamária após a mastectomia, realizada pelo SUS. Essa lei tem grande relevância social e emocional, pois garante às pacientes o direito de reconstruir não apenas o corpo, mas também a autoestima, oferecendo dignidade e esperança após o tratamento do câncer de mama.
Mais do que apoiar a campanha Outubro Rosa, a Assembleia Legislativa demonstra, por meio de sua produção legislativa, uma preocupação permanente com a prevenção e a promoção da saúde no Maranhão, transformando conscientização em políticas públicas.

Mais notícias
Osteoporose é abordada no ‘Café com Notícias’
Programa recebeu o médico ortopedista Tiago Menescal
Assembleia faz minuto de silêncio em memória de ex-prefeitos maranhenses e ex-diretor de presídio
Homenagens póstumas atenderam à solicitação de diversos deputados
Creche-Escola Sementinha promove evento comemorativo ao Dia do Professor
Ações de autocuidado, como dicas de maquiagem, e momento de confraternização e lanche marcaram a ação de comemoração…
‘Saúde e Bem-Estar’ entrevista a escritora e compositora LaurenTina Veloso
Ela falou sobre o livro “Transição”, que aborda temas de autoconhecimento, autoestima, liberdade e espiritualidade
‘Diário da Manhã’ – Secretário Júnior Marreca ressalta alcance do Programa Juros Zero
Em entrevista, titular da Seinc afirmou que medida visa a descentralização das políticas de desenvolvimento e a valorização da Região…
Deputado Davi Brandão lança a segunda edição do Preparadão ENEM Bacabal
As inscrições são gratuitas e estarão abertas de terça-feira (14) a sexta-feira (17), com 500 vagas disponíveis
Osmar Filho entrega óculos do programa ‘Cuidar dos Olhos’ em São José de Ribamar
Programa tem se destacado como uma importante iniciativa social no estado
CCJ aprova MP que cria programa especial de pagamento de débitos de IPVA e ITCD
Proposta visa oferecer condições facilitadas para que os contribuintes maranhenses regularizem seus débitos com o fisco estadual