12 de janeiro de 2024
Assembleia concederá título de ‘Cidadão Maranhense’ aos defensores públicos Alberto Bastos e Gabriel Furtado
Homenagem foi proposta pelo deputado Neto Evangelista
Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população maranhense, os defensores públicos Alberto Bastos e Gabriel Furtado receberão, nesta quinta-feira (23), às 11h, no Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, o título de ‘Cidadão Maranhense’, por indicação do deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil).
Defensor público no Maranhão desde 2010, Alberto Bastos ocupa, atualmente, o cargo de secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag). Natural do Rio de Janeiro, Alberto foi defensor público-geral do estado por dois mandatos consecutivos, no período de 2018 a 2022, tendo sido o defensor-geral mais novo a tomar posse no cargo no Maranhão, aos 35 anos de idade.
Sua gestão foi marcada pela inauguração de 27 novas unidades de atendimento nos municípios do estado, além da aquisição de um novo prédio-sede na capital e três unidades móveis de atendimentos (carreta, ônibus e van). Com essa expansão, a DPE/MA passou a alcançar a população de 49 municípios em 23 comarcas.
Em quatro anos de mandato, Alberto Bastos desenvolveu projetos importantes como os dos Núcleos Ecológicos da DPE, também chamados de Econúcleos, unidades construídas por meio de estruturas modulares montadas no próprio local da obra, com a utilização de painéis solares para a geração de energia, e que dispensam o uso de alvenaria convencional, tornando a expansão da instituição mais célere, econômica e sustentável.
O projeto recebeu o prêmio “Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública (A3P)”, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, e foi adotado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública como modelo para a liberação de recursos via emenda parlamentar federal.
Já o atual defensor-público geral do Maranhão, Gabriel Furtado, é natural do Pernambuco e vive no estado desde 2009, quando assumiu o cargo de defensor público estadual. Foi subdefensor público-geral do Maranhão no período de 2018 a 2022, e ocupou cargos importantes como titular dos Núcleos Itinerante (atual Núcleo de Direitos Humanos), de Defesa da Criança e do Adolescente, e do Consumidor.
Desde 2022, Gabriel Furtado empreende esforços para implantar o Plano Institucional da DPE de Erradicação do Sub-Registro no Maranhão, frente de atuação que já se destacou na mídia nacional, mobilizou e capacitou os 217 municípios maranhenses.
Em 2023, Gabriel Furtado inaugurou 11 novos núcleos, 43 salas verdes, alcançando mais de 60 municípios e em benefício de mais de 500 mil pessoas. Neste ano, a Carreta dos Direitos, que é um dos principais instrumentos itinerantes na erradicação do sub-registro, realizou 22.622 atendimentos, rodando mais de 13.220 km pelo Maranhão.
Mais notícias
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…
Acadêmicos de Direito visitam memorial Deputada Zuleide Bogéa e instalações da Alema
Estudantes são do Centro Universitário UNDB
Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva
Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira
‘Saúde e Bem-Estar’ – Silvana Teixeira ressalta importância da nutrição para a qualidade de vida
Médica endocrinologista reforçou que a mudança na alimentação tem impactos em todo o organismo, com reflexos na vida…
‘Diário da Manhã’ – Coordenadora do Sine aborda políticas para geração de emprego e renda
Carla Alcântara Siqueira destacou a inauguração da Casa do Trabalhador do Maranhão, na região do Anjo da Guarda,…