15 de julho de 2025

Os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente são tema do ‘Contraplano’

Promotor de Justiça, conselheiro tutelar e defensor público falaram sobre as conquistas e desafios do principal instrumento sobre direitos da criança e do adolescente no Brasil

Os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente são tema do ‘Contraplano’

João Carvalho conversou com o promotor de Justiça, Márcio Tadeu, o defensor público Rafael Veras e o conselheiro tutelar Rodrigo Santos

Agência Assembleia

Os 35 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi o tema do programa ‘Contraplano’, exibido nesta terça-feira (15), pela TV Assembleia. Na bancada, falaram sobre o assunto o promotor de Justiça, Márcio Tadeu Silva Marques, titular da 42ª Promotoria de Infância e Juventude; o defensor público do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, Davi Rafael Veras; e o conselheiro tutelar e empreendedor social, Rodrigo Santos.

Sancionado em 13 de julho de 1990, o ECA – Lei Federal nº 8.069/1990 – é o principal instrumento normativo do Brasil sobre os direitos da criança e do adolescente. Considerado o maior símbolo de uma nova forma de se tratar a infância e a adolescência no país, o documento inovou ao trazer a proteção integral, na qual crianças e adolescentes são vistos como sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento e com prioridade absoluta. Também reafirmou a responsabilidade da família, da sociedade e do Estado em garantir condições para o pleno desenvolvimento dessa população, além de colocá-la a salvo de toda forma de discriminação, exploração e violência.

Na conversa com o jornalista João Carvalho, apresentador do programa, o conselheiro tutelar Rodrigo Santos explicou o papel do órgão neste cenário. “O Conselho Tutelar é a porta de entrada para receber denúncias e informações que violam os direitos das nossas crianças e adolescentes. E estas violações são de diversos tipos, desde maus-tratos, falta de vaga escolar, dificuldades em garantir direitos na área da saúde, entre outros. A partir disso e em parceria com uma rede de apoio, vamos lutar para que estes direitos sejam assegurados, de acordo com o ECA”, ressaltou.

O defensor público do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, Davi Veras, acredita que o Estatuto é uma palavra viva que norteia a nossa atuação, as políticas públicas e deve garantir a priorização da pauta da infância em investimentos públicos”.

Para ele, embora ainda sejam necessários muitos avanços, o documento é uma grande conquista. “Nós temos dificuldades, mas também alcançamos grandes conquistas sociais por ser um instrumento de luta que reafirma direitos”, frisou Davi Veras.

Visibilidade

O promotor de Justiça Márcio Tadeu Marques explicou que o Estatuto da Criança e do Adolescente foi a lei que a Constituição Federal previu e que possibilita a visibilidade da infância. “É a partir desse dispositivo legal que a gente passa a entender que não existe uma infância, nem uma adolescência, porque elas são várias, a depender de diversos contextos sociais e regionais. Essa multiplicidade, esse reconhecimento da diversidade do que é ser criança e adolescente como sujeito de direitos é, talvez, o maior mérito do ECA, que ajudou na democratização da política de atendimento à criança e ao adolescente”, pontuou o membro do Ministério Público.

O programa ‘Contraplano’ tem apresentação do jornalista João Carvalho e é exibido todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios