05 de agosto de 2024
‘Pautas Femininas’ aborda violência contra a mulher
Programa recebeu capitã Camila Bispo, comandante da Patrulha Maria da Penha em São Luís, e a delegada Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão

Agência Assembleia
CLIQUE AQUI E ASSISTA À ENTREVISTA
O programa ‘Pautas Femininas’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, nesta segunda-feira (5), a capitã Camila Bispo, comandante da Patrulha Maria da Penha na Região Metropolitana de São Luís, e a delegada Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão. Elas falaram sobre combate à violência contra a mulher e ao feminicídio.
Entre outras coisas, a capitã Camila Bispo falou sobre a missão da Patrulha Maria da Penha, que protege mulheres vítimas de violência doméstica, e discorreu sobre os pormenores do trabalho realizado ao longo do ano.
A delegada, por sua vez, falou sobre os investimentos estaduais para o aparelhamento das instituições para que mais mulheres sejam alcançadas e protegidas. Ela disse que a missão vai além da proteção física.
“Somente a Patrulha Maria da Penha não é o suficiente para resolver o problema. Há toda uma rede de proteção à mulher, como juizado, promotoria especializada, defensoria, assistência psicossocial, por exemplo. Tudo isso possibilita que a mulher consiga sair do ciclo de violência”, frisou Camila Bispo.
As entrevistadas afirmaram que o governo estadual tem investido bastante para capacitar policiais militares em todo o Maranhão e que, este ano, pela primeira vez, foi implementada, na PMMA, uma disciplina de combate à violência doméstica contra a mulher nos cursos de formação de soldados e, também, nos cursos de aperfeiçoamento.
“Nos municípios onde não há delegacia especial para esses casos, a delegacia comum atende e faz tudo que uma delegacia especializada pode fazer. E tem obrigação de fazê-lo. Aliás, nós estamos o tempo todo trabalhando na capacitação dos policiais civis e militares nesse sentido”, destacou Kazumi Tanaka.
As entrevistadas falaram, ainda, sobre a questão das medidas protetivas, que resguardam a mulher do agressor e, também, sobre a ‘Operação Chamar’, conjugando todas as forças policiais, como parte integrante da campanha ‘Agosto Lilás’, a qual é fundamental para intensificar a luta de combate à violência contra a mulher.
“Toda a programação é elaborada coletivamente, com a participação de toda a rede, para que todas as secretarias estaduais participem”, informou Kazumi Tanaka.
Mais notícias
Junior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim
O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…
‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA
Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…