29 de abril de 2024
‘Pautas Femininas’ recebe escritora Anita Machado
Anita Machado é autora de um livro sobre a escritora negra maranhense Maria Firmina dos Reis
O programa ‘Pautas Femininas’ entrevistou, nesta segunda-feira (29), a diretora executiva do Instituo Da Cor ao Caso, escritora Anita Machado. Na ocasião, ela falou sobre sua obra literária “Firmina” e o trabalho que desenvolve no instituto, cujo objetivo é atuar no letramento racial.
Autora de um livro sobre a escritora negra maranhense Maria Firmina dos Reis, Anita Machado contou o que a levou a escrever a obra.
“O que me levou a escrever o livro foi o fato de meu pai ter escrito uma biografia sobre Maria Firmina e fizemos todos os eventos de lançamento, por meio do instituto. Também fazemos um roteiro turístico, o Caminho Ancestral, que fala sobre a vida da escritora, percorrendo lugares do Centro Histórico de São Luís”, relembrou Anita Machado, acrescentando que foi convidada pela editora da publicação a escrever o livro que integra uma coleção voltada para o público infantojuvenil.
A escritora discorreu, ainda, sobre a vida da romancista maranhense, que viveu por muitos anos no município de Guimarães, terra dos pais de Anita Machado.
Sobre o Instituto da Cor ao Caso, a diretora executiva esclareceu ser um sonho concretizado. “Comecei minha jornada em grandes empresas, mas com poucas pessoas negras. Isso me motivou a atuar para mudar essa realidade. Hoje, nosso principal vetor é o letramento racional. Nós estamos trinando lideranças nas empresas para que se reflita nos ambientes de trabalho. Além disso, temos muitos roteiros de afroturismo, entre outros”.
Mais notícias
CCJ inicia trabalhos de 2026 com análises de mais de 40 proposições
Projetos de Lei e Medidas Provisórias foram apreciadas pela comissão
Adelmo Soares fortalece o empreendedorismo feminino com programa ‘Páscoa Lucrativa’ em Caxias
Iniciativa exclusiva para mulheres aproveita o período de alta nas vendas de chocolate para gerar renda às participantes
‘Café com Notícias’ detalha atividades do Sesc Saúde da Mulher em São Luís
Entrevistada foi a educadora Regina Célia Carvalho de Deus
Alojamento de Passagem da Casa da Mulher Brasileira é destaque no “Pautas Femininas’
Psicóloga Tainá Leite foi a entrevistada e falou sobre as ações do órgão, entre as quais o Camarim…
Médico destaca importância da vacina contra a dengue
Entrevistado foi o médico alergista Roney Mendes
Programa ‘Em Discussão’ detalha a 3ª Feira Mulher da Agricultura Familiar
Evento, promovido pela SAF, acontecerá de 5 a 7 de março, no São Luís Shopping, com comercialização de…
‘Café com Notícias’ destaca o 55º Concurso Internacional de Redação de Cartas promovido pelos Correios
Inscrições estão sendo realizadas até o dia 27 de março, no site oficial dos Correios, e devem ser…
Importância da tecnologia para agricultura familiar é destaque no ‘Maranhão no Campo’
O engenheiro agrônomo Edaciano Leandro Losch falou sobre o programa da SAF que promove análise de solo em…