05 de fevereiro de 2024

“Pautas Femininas” recebe gestora da APAE de São Luís

Cristiane Diniz falou sobre o trabalho realizado na APAE e, também, sobre o bloco carnavalesco formado por pessoas assistidas pela associação na capital maranhense

“Pautas Femininas” recebe gestora da APAE de São Luís

8628e713ee5f0c439d5671990ad735ae

Agência Assembleia

Cristiane Diniz respondeu perguntas da jornalista Régina Santana durante o programa

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

A gestora da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e presidente do Bloco Tradicional da APAE, Cristiane Diniz, foi a entrevistada do programa “Pautas Femininas”, da Rádio Assembleia (96.9), nesta segunda-feira (5). Ela conversou com a jornalista Régina Santana sobre o trabalho da associação relativo à inclusão e, também, sobre a agremiação carnavalesca.

Cristiane Diniz falou sobre o surgimento da APAE de São Luís, em 1972, como uma iniciativa de pais que não enxergavam uma oportunidade para seus filhos, nem na iniciativa privada nem na pública.

“Nos unimos a um movimento nacional, pois existem mais de 2.400 APAEs espalhadas por todo o Brasil. Seguimos todas as diretrizes da APAE Brasil, que é a federação nacional das APAES, definindo todas as diretrizes para atuarmos nesses três eixos, tais sejam, saúde, educação e assistência social. Somos ligados à Federação Estadual das APAEs e fazemos parte de um grupo de, pelo menos, 56 unidades no Maranhão, sendo a da capital a primeira a surgir. Ela vai completar 53 anos no dia 10 de março”, detalhou a entrevistada, mencionando, também, o surgimento da Escola Eney Santana.

Ela explicou que, a partir de 2017, conforme a nova legislação de inclusão, a Escola Eney Santana passou a ser um centro de atendimento educiconal especializado, onde crianças, jovens e adultos frequentam a escola regular, e no contraturno podem desenvolver as habilidades nas quais encontram dificuldades. “Deixamos de ter escolas onde somente estudam pessoas com deficiência. Tudo mudou, pois a metodologia é outra”, explicou Cristiane Diniz.

Ela falou, ainda, sobre várias parcerias que garantiram a ampliação da Escola Eney Santana e para a capacitação dos professores dentro de uma metodologia voltada às condições, também, de pessoas com espectro autista, transtorno de aprendizado e superdotação, entre outras.

Durante a entrevista, Cristiane Diniz também falou sobre o bloco carnavalesco da APAE, cuja tema deste ano é “O Fantástico Mundo do Autismo”. O bloco está realizando apresentações pela cidade, as quais ocorrem após vários ensaios em meses anteriores, realizados três vezes por semana.

“O bloco se apresentou no domingo durante o cortejo na Madre Deus e, na próxima sexta-feira, nós teremos o baile tradicional de Carnaval na APAE. No sábado, faremos o roteiro da folina na Praia Grande. Já na passarela do samba, nós faremos a abertura do Carnaval”, informou.

Mais notícias

Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato dentro de proposta do novo Ensino Médio 

Estudantes percorreram os principais setores da Alema, como o Plenário Nagib Haickel e o Memorial do Legislativo Deputada…

Márcia Carvalho destaca a obra “Chão de Coragem: As aventuras de Júlia no Memorial”

Autora contou, em entrevistas, que livro resgata a memória e o protagonismo feminino na política maranhense; lançamento será nesta quarta (5)

‘Pautas Femininas’ aborda envolvimento de mulheres com tráfico de drogas e a importância da prevenção

Promotora de Justiça, Cristiane Lago, destacou que a maioria das mulheres presas por tráfico acaba se envolvendo por…

‘Revista Maranhão’ destaca isenção do Imposto de Renda, empreendedorismo feminino e geração de renda no estado

Um dos destaques foi o Programa Juro Zero, que vem fortalecendo o microempreendedorismo na região Tocantina

II Seminário Estadual Mais Mulheres na Política é destaque no programa ‘Café com Notícias’

Entrevista foi com a professora Mary Ferreira, pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…