29 de janeiro de 2024

Presidente da Casa da Mulher Brasileira destaca campanha ‘Não é não!’ no período carnavalesco

Susan Lucena falou ao programa ‘Diário da Manhã’ sobre a importância de realizar a ação neste período e sobre os serviços oferecidos à mulher vítima de violência

Presidente da Casa da Mulher Brasileira destaca campanha ‘Não é não!’ no período carnavalesco

Susan Lucena, presidente da Casa da Mulher Brasileira, durante entrevista ao jornalista Ronald Segundo

A presidente da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, falou sobre a importância de realizar no Carnaval a campanha Compartilhe Alegria e Respeito: Não é não! Ela foi a convidada do programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta segunda-feira (29), e conversou com o apresentador e jornalista Ronald Segundo.

“Estamos tomando todas as medidas no sentido de massificar a campanha ‘Não é não!’, tendo como objetivos reduzir o assédio e importunação neste momento de festas carnavalescas. São ações fundamentais puxadas pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu) e Casa da Mulher Brasileira, juntamente com todos os nossos parceiros, para dar visibilidade a essa importante campanha, dando o maior número de proteção a mulheres vulneráveis”, explicou.

Susan Lucena detalhou que a Casa da Mulher Brasileira possui uma gama de serviços e está consolidada como um centro de referência no combate à violência de gênero, em busca de reduzir os casos de violência contra a mulher no Maranhão e no Brasil, país que ocupa a 5ª posição no ranking de feminicídio.

A presidente da Casa da Mulher Brasileira contou, também, que a Casa da Mulher Brasileira reúne os serviços da Delegacia Especializada da Mulher; Defensoria Pública do Estado; 24ª Promotoria de Justiça da Mulher, ligada ao Ministério Público do Estado; Alojamento de Passagem; Departamento de Feminicídio; Coordenadoria Estadual das Delegacias Especiais da Mulher; Centro de Referência em Atendimento à Mulher Vítima de Violência; e Biblioteca Maria da Penha.

“Nosso outro diferencial são as capacitações oferecidas para as vítimas de violência, que permitem a autonomia econômica e a quebra do ciclo da violência e foram celebradas novas parcerias com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), com a Universidade Maurício de Nassau (Uninassau) e com a Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom)”, disse.

Outro ponto revelado pela presidente é que, no Maranhão, o Governo do Estado conseguiu ampliar o programa, criando, por exemplo, a Patrulha Maria da Penha, que se transformou em um serviço essencial. Também foram criados o Departamento de Feminicídio, a Coordenadoria das Delegacias da Mulher, biblioteca, brinquedoteca e cursos de capacitação, visando à autonomia econômica.

Além da capital, São Luís, há uma unidade da Casa em Imperatriz, que começou a funcionar em 2020; e uma em Caxias, aberta este ano. 

+ Notícias

banner-ouvidoria

Mais notícias

Rádio Assembleia estreia nova grade de programação com foco na prestação de serviços

Dois novos programas chegam à grade de programação com o objetivo de levar informações de qualidade para a…

Os 15 anos da TV Assembleia são destaque no programa Diário da Manhã

O subdiretor da emissora, Gregório Dantas, falou sobre os desafios, avanços, conquistas, premiações e alta produção da TV,…

‘Café com Notícias’ debate impactos da restrição ao uso de celulares em salas de aula  

Passado um ano de adoção da medida nas escolas, houve reflexos positivos no comportamento dos estudantes, rendimento escolar…

‘Pautas Femininas’ esclarece dúvidas sobre direitos dos consumidores

Diretora de Atendimento do Procon/MA foi a entrevistada

‘Sustentabilidade na Prática” aborda implementação de ações do Programa Lixo Zero no Maranhão

Objetivo, segundo a geóloga Cláudia Martins, é incentivar a população a ter atitudes de consumo consciente e de…

Creche-Escola Sementinha inicia ano letivo com acolhimento e atividades de adaptação

Retornaram às aulas, nesta segunda-feira, os alunos da Pré-Escola I ao 5º ano do Ensino Fundamental; para os…

‘Café com Notícias’ detalha ações preventivas e de emergência no período chuvoso no Maranhão

Mapeamento e vigilância das áreas de risco e utilização de aviso de alerta pelo celular são algumas das…

Adelmo Soares leva Mutirão da Saúde com serviços essenciais à população de Joselândia

A ação beneficiou moradores da sede e da zona rural do município, oferecendo atendimento gratuito, humanizado e de…