02 de janeiro de 2025

Presidente do Conselho  Estadual do Trabalho aborda sobre tendências do mercado para 2025

A especialista afirmou que pesquisas têm mostrado crescimento na área de serviço, com destaque para os ramos da gastronomia e da beleza

Presidente do Conselho  Estadual do Trabalho aborda sobre tendências do mercado para 2025

Jornalista Ronald Segundo conversa com Rosângela Martins, presidente do Conselho Estadual do Trabalho

Agência Assembleia 

Nesta quinta-feira (2), a presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Rosângela Martins, falou, durante entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, sobre as tendências do mercado de trabalho para 2025 e destacou o papel do organismo a efetivação das políticas públicas na área.

“É um Conselho vinculado ao sistema de geração de trabalho e renda, em um trabalho conjunto com a Secretaria de Trabalho do Estado, com a participação de iniciativa privada, dos trabalhadores e do Poder Público. É um colegiado tripartite e a ideia é justamente que a política do trabalho aconteça. Então, são vários setores desde a intermediação no mercado até a qualificação desse trabalhador”, explicou.

No bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, a especialista também disse que pesquisas têm mostrado crescimento na área de serviço, com destaque para os ramosa da gastronomia e da beleza, em São Luís.

“A gente tem acompanhado esse crescimento a partir das escutas da Secretaria do Trabalho e dos empresários, de crescimento do mercado de trabalho no Maranhão. Há um movimento de crescimento em vários segmentos com a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e, em Balsas, com o agronegócio. Já na capital, cresceram muito as áreas da gastronomia e da beleza. A área de serviços tem crescido bastante também e a demanda é muita por mão de obra com carteira assinada ou temporária”, enfatizou Rosângela Martins.

De acordo com a presidente do Conselho Estadual do Trabalho, o mercado de trabalho no Brasil em 2025 apresenta perspectivas promissoras e estudos apontam  que 44% das empresas planejam abrir vagas permanentes no próximo ano, enquanto 32% preveem ampliar contratações temporárias para projetos de até seis meses.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube

Mais notícias

Junior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim

O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…

‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA

Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade

‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19

O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…