16 de maio de 2025
Presidente do MEI fala ao ‘Diário da Manhã’ sobre a importância do Dia Nacional da Adoção
Abel Lima destacou o trabalho da entidade, a realidade da adoção no Brasil e os passos para adotar uma criança ou adolescente
Agência Assembleia / Foto: Meiky Braga
O presidente e fundador do Grupo de Apoio à Adoção (AME), Abel Lima de Santana, falou, nesta sexta-feira (16), em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), sobre a importância do Dia Nacional da Adoção (25 de maio) e explicou que a entidade foi criada para dar um lar para milhares de crianças e adolescentes que buscam uma família. O programa tem transmissão simultânea da TV Assembleia.
No bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, o presidente da ONG explicou que fundou a entidade há nove anos, quando, como estudante de Direito e depois como gestor do abrigo do Judiciário, percebeu que muitas crianças e adolescentes, mesmo não se envolvendo em crimes, não eram adotadas.
“Isso me fez mudar como ser humano. Então, a AME veio para dar apoio e atuar na promoção da cultura da adoção. Agora, a legislação tem facilitado muito, mas, mesmo assim, existem só 30 mil habilitados em todo o Brasil para adotar e perto de 5 mil crianças e adolescentes aguardam por adoção. Com base nos dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento [SNA], a Região Nordeste tem o terceiro maior número de crianças e adolescentes disponíveis para adoção, estando atrás das regiões Sudeste, em primeiro lugar, e Sul, em segundo”, detalhou Abel Lima.
De acordo com o presidente, a ONG foi criada para fomentar e debater a cultura da adoção. Ele informou que o Dia Nacional da Adoção foi celebrado pela primeira vez em 1996, durante o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, e tornou-se oficial no Brasil por meio da Lei nº 10.447, de 9 de maio de 2002.
Proteção
Durante a entrevista, Abel Lima disse, ainda, que conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal (CF), cabe à sociedade, à família e ao Estado zelar pela proteção de todas as crianças e adolescentes e garantir seus direitos fundamentais, como o direito à vida, à educação, à saúde e ao convívio familiar. Ele explicou que, para dar início ao processo de adoção, é necessário que o adotante recorra à Vara da Infância e da Juventude de sua cidade, e deve apresentar os documentos exigidos e suas respectivas cópias, ter idade mínima de 18 anos e ter, no mínimo, 16 anos a mais que o adotado.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
‘Em Discussão’ aborda diversidade e Prêmio Luiz Alves Ferreira (Luizão) do TJ/MA
Tema foi tratado pela servidora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) e membro do Comitê de Diversidade…
Campanha Natal da APAE é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O coordenador Gabriel Bartowski falou sobre as ações desenvolvidas pela instituição e quais as formas de as pessoas…
Aprovado PL do Poder Executivo que dispõe sobre revisão do Plano Plurianual de 2024-2027
O projeto teve parecer favorável da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle, com relatoria do deputado Neto…
Assembleia realiza última sessão de 2025 e aprova a Comissão de Recesso Parlamentar
O grupo atuará durante o período de recesso parlamentar, iniciado nesta quinta-feira,18, e seguindo até o dia 2…
Alema aprova Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2026
A LOA é um dos instrumentos da tríade orçamentária brasileira, junto com o PPA e a LDO, que…
Osmar Filho entrega óculos do programa Cuidar dos Olhos em Cachoeira Grande
Ação garantiu mais dignidade e qualidade de vida à população, por meio de parceria com o Governo do…
Júnior Cascaria articula retomada das aulas de música no Parque João do Vale, em Pedreiras
Parlamentar informou que irá se reunir com representantes da Secretaria de Cultura (Secma), para tratar da convocação dos…
Comissão de Meio Ambiente debate gestão dos recursos hídricos no Maranhão
Reunião contou com participação de representantes da Sema, que apresentaram ações, instrumentos de gestão e desafios enfrentados pelo…