16 de maio de 2025
Presidente do MEI fala ao ‘Diário da Manhã’ sobre a importância do Dia Nacional da Adoção
Abel Lima destacou o trabalho da entidade, a realidade da adoção no Brasil e os passos para adotar uma criança ou adolescente
Agência Assembleia / Foto: Meiky Braga
O presidente e fundador do Grupo de Apoio à Adoção (AME), Abel Lima de Santana, falou, nesta sexta-feira (16), em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), sobre a importância do Dia Nacional da Adoção (25 de maio) e explicou que a entidade foi criada para dar um lar para milhares de crianças e adolescentes que buscam uma família. O programa tem transmissão simultânea da TV Assembleia.
No bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, o presidente da ONG explicou que fundou a entidade há nove anos, quando, como estudante de Direito e depois como gestor do abrigo do Judiciário, percebeu que muitas crianças e adolescentes, mesmo não se envolvendo em crimes, não eram adotadas.
“Isso me fez mudar como ser humano. Então, a AME veio para dar apoio e atuar na promoção da cultura da adoção. Agora, a legislação tem facilitado muito, mas, mesmo assim, existem só 30 mil habilitados em todo o Brasil para adotar e perto de 5 mil crianças e adolescentes aguardam por adoção. Com base nos dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento [SNA], a Região Nordeste tem o terceiro maior número de crianças e adolescentes disponíveis para adoção, estando atrás das regiões Sudeste, em primeiro lugar, e Sul, em segundo”, detalhou Abel Lima.
De acordo com o presidente, a ONG foi criada para fomentar e debater a cultura da adoção. Ele informou que o Dia Nacional da Adoção foi celebrado pela primeira vez em 1996, durante o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, e tornou-se oficial no Brasil por meio da Lei nº 10.447, de 9 de maio de 2002.
Proteção
Durante a entrevista, Abel Lima disse, ainda, que conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal (CF), cabe à sociedade, à família e ao Estado zelar pela proteção de todas as crianças e adolescentes e garantir seus direitos fundamentais, como o direito à vida, à educação, à saúde e ao convívio familiar. Ele explicou que, para dar início ao processo de adoção, é necessário que o adotante recorra à Vara da Infância e da Juventude de sua cidade, e deve apresentar os documentos exigidos e suas respectivas cópias, ter idade mínima de 18 anos e ter, no mínimo, 16 anos a mais que o adotado.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…
Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança
Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional
Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade
O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…
Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias
Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios