24 de setembro de 2024
Programa ‘Café com Notícias’ trata sobre menopausa e mudanças na vida da mulher
Convidado foi o médico ginecologista e obstetra Ulysses Araújo sobre a menopausa e seus efeitos na vida e saúde da mulher

Agência Assembleia/ Fotos: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
No ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (24), na TV Assembleia, a jornalista e apresentadora Elda Borges conversou com o médico ginecologista e obstetra Ulysses Araújo sobre a menopausa e seus efeitos na vida e saúde da mulher.
A menopausa é definida pela ausência de menstruação (amenorreia) por 12 meses consecutivos e é determinada de forma retroativa, representando o término, permanente, da menstruação. A menopausa pode ocorrer entre os 45 e 55 anos, mas quando acontece por volta dos 40 anos ou menos é considerada precoce.
“Um dos principais órgãos que produz os hormônios são os ovários, então quando a mulher chega na menopausa os ovários começam diminuir a sua função, é chamado hipofunção, os folículos vão diminuindo e ela vai começar a ter alterações do ciclo menstrual. Normalmente, menstrua mensal, e ela passa a menstruar de dois em dois meses, três em três meses; começa a ficar essa variação e aí vem as ondas de calor e outros sintomas”, ressaltou.
O médico explicou que a menopausa não é uma doença, mas sim uma etapa natural na vida da mulher e não precisa ser encarada com sofrimento, sendo possível aliviar os sintomas dessa fase através de terapias de reposição hormonal, com o uso de fitoterápicos, a prática de atividades físicas e uma alimentação adequada.
Segundo o médico, a terapia de reposição hormonal (TRH) têm suas contraindicações e uma delas é o câncer de mama, de endométrio e outros tipos de câncer.
Entre os sintomas da menopausa, estão as ondas de calor do corpo, popularmente conhecidas como fogachos, ondas de frio, irritabilidade, unhas e cabelos mais frágeis, perda de massa óssea, em alguns casos a mulher pode ter depressão e melancolia, entre outros sintomas.
O ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
CCJ dá parecer favorável à MP que institui Política de Educação Integral no Maranhão
A medida, de autoria do Poder Executivo, visa promover um ensino em tempo integral, democrático, participativo e inclusivo
Cláudio Cunha ressalta obras para melhoria das estradas na Baixada e Litoral maranhense
Parlamentar citou diversas vias em obras, cujos serviços foram intensificados para proporcionar melhor trafegabilidade à população
Júnior Cascaria destaca agenda de trabalho e entrega de obras pelo governador Carlos Brandão
Ele registrou as visitas aos municípios de Itinga e Açailândia
Assembleia faz um minuto de silêncio em memória de servidores e de vítimas de acidente aéreo
Solicitação foi feita pela Mesa Diretora e homenagem póstuma ocorreu durante a Sessão Plenária desta terça-feira
Creche-Escola Sementinha homenageia pais com atividades lúdicas
Momento reuniu direção, professores, pais e alunos da Educação Infantil; pais ficaram felizes, emocionados e gratos pela homenagem
Deputado Osmar Filho solicita ao Governador solução definitiva para alagamentos no São Francisco
Pedido foi feito durante a cerimônia de entrega da revitalização do Estádio Beira-Rio, na região do São Francisco,…
Advogada criminalista alerta para o crime de ‘stalking’ nos relacionamentos amorosos
Caracterizado por uma perseguição reiterada, esse tipo de crime tem sido comum devido à internet, mas há formas…
Reforço gratuito para o Enem e Paes é tema do ‘Café com Notícias’ desta terça-feira
O professor Pedro Alcântara explicou que as aulas acontecem de forma on-line, às 19h, pela plataforma Gonçalves Dias,…