20 de agosto de 2024

Programa ‘Contraplano’ debate o impacto das fake news nas eleições democráticas

Convidados foram o juiz eleitoral Ferdinando Serejo e o professor e pesquisador Márcio Carneiro no, especialista em Inteligência Artificial

Programa ‘Contraplano’ debate o impacto das fake news nas eleições democráticas

Juiz eleitoral Ferdinando Serejo e professor Márcio Carneiro entre os jornalistas João Carvalho e Glaucione Pedrozo

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado 

 Assista ao programa na íntegra 

O programa ‘Contraplano’, exibido nesta terça-feira (20), pela TV Assembleia, marcou o início de uma série especial de entrevistas sobre as eleições municipais de 2024. Nesse período, a jornalista Glaucione Pedrozo, diretora adjunta de Comunicação da Assembleia Legislativa, se junta ao apresentador João Carvalho na bancada.

O tema tratado nesta edição foi o impacto das fake news nas eleições democráticas. Os convidados foram o juiz eleitoral Ferdinando Serejo e o professor e pesquisador Márcio Carneiro, especialista em Inteligência Artificial e coordenador do Laboratório de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O conceito e o surgimento do termo fake news pontuaram o início das discussões. O professor Márcio Carneiro destacou que, apesar da força que tem na atualidade, essa prática não é novidade. 

“Hoje, a gente tem uma espécie de indústria da fake news, ou seja, virou um negócio você pensar em manipular a opinião pública utilizando esse tipo de recurso. Lembrando que manipulação, falar mal do adversário para prejudicar ele numa eleição, é uma coisa muito antiga, não foi a IA nem a tecnologia que inventou. Isso é um problema, acho, que vai lá do início da humanidade”, disse, reforçando em outro ponto que o certo seria utilizar o termo “desinformação”.

O agravante, segundo ele, é que atualmente a gente tem o ambiente digital, onde o tráfego das informações é muito rápido. “O efeito de uma notícia falsa ganha muito facilmente escala e pode gerar, sim, dano à imagem de uma pessoa, de um candidato”, disse. 

E o especialista setenciou: “Fake news não é problema de máquina, é problema de gente”.

O juiz Ferdinando Serejo destacou que as fake news são um dos grandes problemas a serem combatidos pela justiça eleitoral, ao lado da corrupção, por exemplo. Ambos, segundo ele, podem ser combatidos com informação, com conhecimento. “Uma orientação é essa: sempre procurar as agências de checagem de fatos”.

E para dar agilidade à apuração de casos desse tipo de crime, de acordo com o juiz, os prazos para análise na Justiça Eleitoral giram em torno de 24 horas. “Têm prazos para os magistrados que são em horas mesmo. São 4, 5 horas. Você tem que resolver tudo, é muito rápido”, ressaltou.

O juiz destacou ainda que o modelo de negócio das grandes plataformas é o que lucra com visualizações, com engajamento, e lucra muito com conteúdos ruins. E reforçou que a Justiça Eleitoral tem buscado instrumentos para combater esse tipo de prática.

“No período eleitoral, há uma legislação específica sobre isso. Se alguém, agora, colocar um vídeo em rede social falando, incentivando, violência física contra um outro candidato, o algoritmo é obrigado a detectar e tirar do ar imediatamente, sem ninguém falar nada”, assinalou.

O programa ‘Contraplano’ vai ao ar às terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’

O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias

Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…

Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia,  é destaque no ‘Diário da Manhã’ 

Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…

Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do  ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…

O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia

Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…

Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’

O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…

Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores

Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…

´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos

Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…