22 de setembro de 2024

‘Mais Saúde’ aborda campanha ‘Setembro Verde’ de incentivo à doação de órgãos

O médico Hiago Sousa foi o entrevistado do programa. Ele destacou os avanços alcançados no Maranhão no tocante à doação de orgãos

‘Mais Saúde’ aborda  campanha ‘Setembro Verde’ de incentivo à doação de órgãos

Jornalista Ismael Gama conversou com o médico Hiago Sousa, coordenador da Central Estadual de Transplantes, no programa ‘Mais Saúde’, da TV Assembleia

Agência Assembleia

Assista ao programa na íntegra

O programa ‘Mais Saúde’ deste domingo (22), exibido pela TV Assembleia, recebeu o médico Hiago Sousa, coordenador da Central Estadual de Transplantes. Ele abordou sobre a campanha ‘Setembro Verde’, que conscientiza sobre a importância da doação de órgãos.

Na conversa com o jornalista Ismael Gama, Hiago Sousa destacou que, durante todo o mês de setembro, são intensificadas as ações de sensibilização e orientação da população e dos profissionais de saúde sobre o processo de doação de órgãos.

 O médico também falou sobre as conquistas do Maranhão a respeito desse tema. “Nos últimos dois anos, conseguimos conquistas muito importantes, por meio do plano de aceleração de transplantes do estado, que é executado graças à parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com hospitais estratégicos, como por exemplo, o Hospital Universitário,” disse.

Recordes

Entre os avanços, Hiago citou que no primeiro semestre deste ano o estado ultrapassou o numero de 3 mil transplantes de córnea. E no mês de agosto, alcançou o maior número de doares, superando todas as metas de transplantes do estado. “Graças a todos esses recordes, as ações da campanha Setembro Verde estão sendo ainda mais intensificadas neste ano” comemorou.

 O coordenador também explicou sobre o processo de doação de órgãos no Brasil, enfatizando a necessidade de discussão em torno do tema. “Nosso maior esforço é fazer com que as famílias conversem sobre esse assunto, para que o processo seja facilitado,” disse o médico, salientando ainda que, mesmo que a doação esteja expressa em documentos do doador, a permissão da família ainda decisiva.

Mais notícias

‘Diário da Manhã’ detalha estudos da Uema sobre período chuvoso no Maranhão

Pesquisas do NuGeo/Uema mostram que março deverá ter chuvas intensas, mas que neste ano, os níveis de precipitações…

Ações desenvolvidas pela Procuradoria da Mulher da Assembleia são destaque no ‘Café com Notícias’

A procuradora da Mulher, deputada Dra. Vivianne fez um balanço das atividades de apoio e combate à violência…

Assembleia realizará sessão solene em homenagem ao Dia do Círculo de Oração

Iniciativa é de autoria da deputada estadual Mical Damasceno

Violência doméstica e prevenção são destaque no programa ‘Toda Mulher’

Entrevistada foi a juíza auxiliar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de…

‘Saúde & Bem-Estar’ destaca a estética como ferramenta de reconstrução da autoestima feminina

Segundo a cosmetóloga Greyce Capelli, a autoestima está diretamente ligada ao bem-estar e à forma como a pessoa…

‘Diário da Manhã’ detalha campanha de doação de sangue no Santuário de Nazaré

Projeto Irmãos de Sangue, realizado em parceria com o Hemomar, fará a coleta das doações no próximo dia…

“Café com Notícias” aborda a campanha Março Amarelo, de conscientização e combate à endometriose

Doença é comum e atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva; campanha alerta para a importância…