13 de maio de 2025

Programa Maranhão Livre da Fome é destaque no ‘Café com Notícias’ desta terça-feira

Titular da Semag, Alberto Bastos, foi o entrevistado e falou um pouco sobre a iniciativa do Governo do Estado

Programa Maranhão Livre da Fome é destaque no ‘Café com Notícias’ desta terça-feira

Alberto Bastos, secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, com a jornalista Elda Borges

Agência Assembleia/Foto: Wesley Ramos

O Governo do Estado lançou recentemente o Programa Maranhão Livre da Fome. E a ação foi tema do programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (13), na TV Assembleia, que recebeu o titular da Secretaria de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag), Alberto Bastos. A pasta é  responsável por idealizar o Programa Maranhão Livre da Fome, lançado oficialmente na sexta-feira (9), durante solenidade no Estádio Castelinho, em São Luís. 

A iniciativa, que envolve diversas secretarias, órgãos públicos e a sociedade civil organizada, é mais do que um programa de transferência de renda, trata-se de uma ação que vai contribuir diretamente para retirar famílias maranhenses da extrema pobreza e inseri-las no mercado formal de trabalho, oportunizando a geração de emprego e renda para as pessoas.

Na entrevista, Bastos pontuou que o programa teve o envolvimento de diversos órgãos. “Foi um programa em que conversamos com diversos órgãos, como o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Unicef, Conselho de Segurança Alimentar, municípios e a Assembleia Legislativa. Foi um programa em que buscamos ouvir quem está na ponta para que seja um programa assertivo e de acordo com a necessidade dos maranhenses no combate à pobreza”, disse o gestor.

O Maranhão Livre da Fome foi instituído pela Lei Estadual nº 12.502/2025 e tem como objetivo combater a insegurança alimentar e promover inclusão socioprodutiva. Para isso, é destinado um benefício de R$ 200,00 mensais, exclusivos para a compra de alimentos. As famílias com crianças de 0 a 6 anos receberão, ainda, R$ 50,00 adicionais por filho.

Cerca de 95 mil famílias devem ser beneficiadas com o programa, o que evidencia que, mesmo com os auxílios, ainda é grande o número de pessoas que depende dos recursos para ter uma vida mais digna. “Infelizmente, nós temos famílias no estado do Maranhão que auxílios como o Bolsa Família não são suficientes para prover o seu sustento”, pontuou.

Bandeira

Alberto Bastos falou também sobre a preocupação do Governo do Estado no combate à desigualdade social, uma das principais bandeiras defendidas pelo governador Carlos Brandão (PSB).

“O governador Carlos Brandão tem uma preocupação muito grande e investido grandes esforços no combate à pobreza. Nós já retiramos, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas, mais de 900 mil pessoas da extrema pobreza. Isso demonstra que estamos no caminho, mas ainda existe uma parcela da população que ainda passa por dificuldades. O que queremos é estender a mão, dando um auxílio financeiro e promover capacitações para que essas pessoas possam empreender e ingressar no mercado de trabalho”, completou. 

Apresentado pela jornalista Elda Borges, programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). Assista à entrevista na íntegra:

Mais notícias

Assembleia Legislativa oferece formação prática em processo legislativo a alunos da UNDB

Evento é realizado no Auditório Fernando Falcão, no turno vespertino

Deputada Janaína denuncia caso de abuso sexual e reforça campanha ‘Maio Laranja’

Deputada relatou um caso alarmante ocorrido no município de Santa Inês

CCJ emite parecer favorável à aprovação de PL que cria programa ‘Maranhão Sem Fronteiras’

Projeto de lei de autoria do Poder Executivo foi aprovado por unanimidade pala comissão

Junior Cascaria destaca programa e obras do governo estadual

Deputado também ressaltou o início da edição deste ano da AgroBalsas

Ana do Gás enaltece iniciativa do governador para combater a fome no Maranhão

Deputada disse que programa contribuirá para tirar o Maranhão do ranking de um dos estados mais pobres do…

Júnior Cascaria destaca realização do Agrobalsas, recuperação de rodovias e lançamento de programa social

O parlamentar defendeu ainda que ações articuladas entre o poder público e a sociedade civil são fundamentais para…

Guilherme Paz destaca festa em homenagem às mães e enaltece lançamento de programa

Parlamentar ressaltou a relevância do lançamento do programa 'Maranhão Livre da Fome'

Pará Figueiredo destaca importância do programa ‘Maranhão Livre da Fome’ 

Parlamentar parabenizou o governador Carlos Brandão pela iniciativa