04 de junho de 2025

Programa ‘Toda Mulher’ aborda sobre saúde mental feminina e destaca importância da rede de apoio

Terapeuta Márcia Rodrigues disse que rotinas de trabalho extenuantes, cobranças da família e falta de tempo são alguns fatores que levam a transtornos mentais

Programa ‘Toda Mulher’ aborda sobre saúde mental feminina e destaca importância da rede de apoio

Durante a conversa com a apresentadora Márcia Carvalho, a terapeuta Márcia Rodrigues destacou a importância do acolhimento e das redes de apoio

Agência Assembleia

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mulheres são mais afetadas por transtornos mentais como ansiedade e depressão. Para falar sobre este e outros assuntos, o programa ‘Toda Mulher’, exibido pela TV Assembleia nesta quarta-feira (4), recebeu a terapeuta ocupacional Márcia Rodrigues, que é especialista em saúde mental, membro da Associação Brasileira de Terapia Holística e vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão.

Durante a conversa com a apresentadora Márcia Carvalho, a profissional falou sobre a importância da prevenção, do acolhimento, das redes de apoio e o direito ao cuidado que as mulheres devem ter quando o assunto é saúde mental.

Na opinião da especialista, são vários os fatores que levam à exaustão mental e, consequentemente, a alguns transtornos, entre os quais rotinas de trabalho extenuantes fora e dentro de casa, cobranças da família e falta de tempo para cuidar dos problemas da mente.

“Esse autocuidado, o olhar para dentro, perceber sinais sutis de que a mulher está adoecendo antes que, de fato, adoeça, é fundamental. A gente precisa estar atento a esses sinais porque são eles que alertam que precisamos parar e recalcular. Não podemos esperar adoecer para nos cuidarmos”, sentenciou Márcia Rodrigues.

A terapeuta alertou ainda sobre os serviços ofertados na rede pública para o tratamento destas questões. “Temos serviços disponíveis, mas não o suficiente para a quantidade de pessoas que estão adoecendo. O quantitativo de pessoas buscando ajuda faz com que a fila de atendimento seja muito grande. O número de pessoas, principalmente mulheres, adoecendo é maior do que o de profissionais para atendê-las. Por isso a prevenção é tão importante”, ressaltou Márcia Rodrigues.

O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). 

Mais notícias

Deputado Adelmo Soares realiza mutirão de catarata e pterígio em Caxias

Ação foi realizada na Macrorregional de Caxias e atende pacientes de diversos municípios do Leste Maranhense

‘Maranhão Rural’ destaca reforma tributária e desafios ao produtor rural

Programa recebeu o advogado tributarista e especialista em Direito do Agronegócio Delcio Neto

Catulé Júnior pede sindicância para investigar denúncias em hospital de Caxias

Parlamentar relatou casos de assédio moral, maus-tratos e aparelhamento político

‘Papo Cidadão’ estreia com dicas de combate ao assédio no Carnaval e como o bom humor faz diferença no tratamento de crianças

A jornalista Milena Dutra recebeu a delegada Kazumi Tanaka e a pediatra Angélica Veiga na estreia do programa,…

Ginecologista esclarece dúvidas sobre métodos contraceptivos e reposição hormonal no ‘Diário da Manhã’

Médica alertou para a importância do acompanhamento de um especialista para garantir escolha adequada, personalizada e segura para…

Projeto “Eu Te Conheço Carnaval” é destaque no ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

Espetáculo estreará neste sábado, na Concha Acústica da Lagoa, e fará o público reviver o mais autêntico Carnaval…

Assembleia Legislativa do Maranhão instalará Frente Parlamentar Católica

Solenidade será realizada na próxima terça-feira, às 8h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa