14 de agosto de 2025
Resultados das ações da Sedihpop no combate ao tráfico de pessoas são destacados no ‘Diário da Manhã’
O superintendente de Proteção aos Direitos Humanos da secretaria, Roberth Leal, informou, no programa, que campanhas educativas e fortalecimento da rede de enfrentamento à exploração são algumas das ações postas em prática
Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
O superintendente de Proteção de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Roberth Leal, destacou o enfrentamento ao tráfico de pessoas no Maranhão e o sucesso da Campanha Coração Azul, realizada em julho, durante entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, desta quinta-feira (14), com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia.
O especialista afirmou, na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, que neste ano, o enfrentamento ao tráfico de pessoas no Maranhão continua sendo prioridade, com ações educativas, campanhas de conscientização e reuniões entre órgãos públicos para fortalecimento da rede de enfrentamento à exploração.
Ele disse que, recentemente, os órgãos fizeram a apreensão de um ônibus com maranhenses que iriam para atuarem em atividades análogas à de escravos, lembrando que as denúncias podem ser feitas pelo disk 100 e 180 para que haja uma ação conjunta com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e outros órgãos de defesa dos direitos humanos.
“Fazemos campanhas de conscientização, como a ‘Coração Azul’, e promovemos ações de combate para sensibilizar a sociedade e punir os agenciadores. O Maranhão realiza essas ações educativas e de conscientização com o objetivo de informar a população sobre os riscos do tráfico de pessoas e como denunciar. Nossos eixos estratégicos e ações prioritárias para o enfrentamento ao tráfico de pessoas em todo o Brasil, inclui-se a repressão e a responsabilização dos autores”, enfatizou.
De acordo com o superintendente, a Lei n. 13.344/2016 define crimes de tráfico de pessoas e estabelece medidas de proteção às vítimas, reforçando a importância da conscientização e combate a essa prática. Ele afirmou que o enfrentamento ao tráfico de pessoas no Maranhão envolve uma série de ações coordenadas entre órgãos públicos, instituições e a sociedade civil, com o objetivo de prevenir, reprimir e oferecer apoio às vítimas.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Antônio Pereira destaca inauguração da Estrada do Abacaxi, nova licitação da MA-138 e reforço na segurança em Imperatriz
Deputado destacou importantes ações do governo estadual
Assembleia Legislativa do Maranhão decreta feriado e pontos facultativos durante o Carnaval
Medida, publicada na Resolução Legislativa 67/2026, foi assinada pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale
Assembleia aprova Decreto Legislativo de indicação do interventor do município de Turilândia por um período de 180 dias
Interventor indicado pelo governador Carlos Brandão é o defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo
Cláudio Cunha e Yglésio Moisés rebatem oposição e reconhecem melhorias feitas pelo governo estadual no sistema de ferry-boat
Ambos falaram sobre ações realizadas pelo governo visando à melhoria do sistema
Carlos Lula alerta para risco de caos no sistema de ferry-boat durante Carnaval
Parlamentar afirmou que a alta demanda já é previsível nesta época do ano e defendeu planejamento prévio
Assembleia aprova projeto de Wellington do Curso que cria selo “Salão Amigo do Autismo” no Maranhão
Proposta reconhece e incentiva salões de beleza que adotem atendimento especializado
Festa das Cores promove integração e valoriza manifestações culturais na ‘Sementinha’
A proposta envolveu crianças de todas as turmas em momentos de convivência, brincadeiras e apresentações lúdicas
Projeto institui política de atenção à saúde da mulher soropositiva e prevenção da transmissão do HIV
Projeto é de autoria do deputado Wellington do Curso