10 de novembro de 2025

‘Revista Maranhão’ destaca ações do Novembro Azul no estado

Claudiana Cordeiro, coordenadora de Atenção ao Idoso da SES, conversou sobre políticas públicas voltadas à saúde masculina

‘Revista Maranhão’ destaca ações do Novembro Azul no estado

Claudiana Cordeiro, coordenadora de Atenção ao Idoso da SES, com a jornalista Keith Almeida

Agência Assembleia

O programa ‘Revista Maranhão’, exibido nesta segunda-feira (10) pela TV Assembleia, destacou a campanha Novembro Azul, movimento que reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde do homem. A jornalista e apresentadora Keith Almeida recebeu no estúdio Claudiana Cordeiro, coordenadora de Atenção ao Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que falou sobre as políticas públicas voltadas à saúde masculina e às ações desenvolvidas durante o mês no Maranhão.

Durante a entrevista, Claudiana ressaltou que o principal objetivo da campanha é levar informação e conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção. “A importância do mês de novembro é levar informação. É um mês alusivo para que a gente consiga alertar a população masculina a respeito dos agravos que são mais pertinentes à sua saúde. É importante compreender que precisamos falar da saúde do homem de novembro a novembro”, destacou.

A coordenadora reforçou ainda que o Novembro Azul não se limita ao combate ao câncer de próstata, mas aborda uma série de questões que afetam a saúde do homem.

“No Maranhão, o Novembro Azul trata não só da prevenção ao câncer de próstata, mas também de causas externas, como violências, acidentes e suicídios. Trabalhamos em conjunto com as áreas da saúde e educação, com ações de qualificação para os profissionais e estratégias de informação e abordagem com a população masculina”, explicou.

Claudiana enfatizou a necessidade de estimular o autocuidado e o acesso aos serviços de saúde, especialmente pela atenção primária, porta de entrada do SUS. “Precisamos fazer com que o homem compreenda a importância do autocuidado e busque os serviços de saúde para a prevenção. O objetivo é ampliar o acesso desse público aos atendimentos, garantindo rastreio e acompanhamento médico”, completou.

No Maranhão, o mês será marcado por mutirões, palestras e ações educativas em diversas regiões do estado, reforçando o compromisso do governo com a saúde integral do homem.

O programa ‘Revista Maranhão’ é exibido toda segunda-feira, às 12h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias

Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população

Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social

Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios

Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu

Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais

Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos

Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil

O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…

Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana

Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…

‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…

“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias

O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…

Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado

A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar