06 de outubro de 2025
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda projetos da Associação Mulheres do Campo na zona rural de São Luís
Entidade tem como objetivo dar visibilidade às mulheres que trabalham na agricultura familiar na Ilha, dando apoio e incentivando a geração de renda também em outras áreas

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
Os projetos e ações sociais desenvolvidos pela Associação Mulheres do Campo, em comunidades da zona rural de São Luís, foi o tema abordado, na manhã desta segunda-feira (6), no programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia.
Durante o programa, apresentado pela radialista Maria Regina Telles, a presidente da Associação, Maria Antônia Cavalcante, e a vice-presidente, Maria Alice Pires, fizeram uma explanação sobre os trabalhos da entidade, fundada em 2022, na localidade Coquilho, nas proximidades do Parque Independência, onde anualmente é realizada a Expoema.
Maria Antônia Cavalcante informou que a Associação, desde o ano em que foi criada, trabalha com o propósito de dar visibilidade às mulheres que trabalham com agricultura familiar na Ilha de São Luís.
A presidente da entidade assinalou que a Associação nasceu da necessidade de dar oportunidade para as mulheres que precisavam ficar em casa para cuidar da família. “Essas mulheres, normalmente, não têm renda, então, começamos a fazer pequenas ações sociais que, com o passar do tempo, cresceram. Foi quando decidimos formalizar a Associação, para buscarmos mais visibilidade”, explicou Maria Antônia.
Geração de renda
Ela destacou que a maioria das associações no segmento são comandadas por homens e que isto, de alguma forma, incomodava. “Hoje, já participamos de diversos projetos, vendendo nossas mercadorias, possibilitando realmente a geração de renda para as mulheres, e não só na agricultura, mas também no artesanato e na área da cultura”, explicou.
A vice-presidente da Associação, Maria Alice Pires, também enfatizou o papel feminino na agricultura familiar, assinalando que a presença feminina no setor ainda é vista com ressalvas. “A sociedade compreende que a agricultura é feita por homens, isto é cultural. Entende que o trabalho da mulher é menor, mas isto não é verdade, somos muito detalhistas, cuidadosas, o que é um diferencial das mulheres”, afirmou Maria Alice Pires.
Durante a entrevista, as dirigentes da Associação Mulheres do Campo falaram, ainda, sobre a importância do trabalho em equipe, promoção de eventos para divulgar e vender os produtos da agricultura familiar, a necessidade de combater o machismo e de empoderar as mulheres, entre outros temas.
A entrevista na íntegra pode ser acompanhada pelo link:
Mais notícias
‘Pautas Femininas’ destaca importância do planejamento como ferramenta de proteção contra a violência patrimonial
Advogada Vívian Bauer explicou como o planejamento pode funcionar como instrumento estratégico de prevenção da violência patrimonial
Osmar Filho leva atendimentos de saúde a Cachoeira Grande e reforça ações em Matinha
Deputado destaca parcerias com o Governo do Maranhão em iniciativas que promovem atendimentos médicos e combate à pobreza…
‘Diário da Manhã’ destaca a ampliação do Viva Procon-MA no interior do Maranhão
Um grande programa de expansão do órgão está sendo executado, por determinação do governador Carlos Brandão; na semana…
Deputado Adelmo Soares realiza primeiro Mutirão de Prótese Dentária em Caxias com apoio do governador Carlos Brandão
Ação garantiu mais de 500 próteses dentárias e marcou um novo momento de cuidado e dignidade para a…
‘Mais Saúde’ destaca cuidados com a saúde intestinal e alerta sobre riscos da automedicação
Entrevistado foi o médico gastroenterologista Rogério Soares
Davi Brandão anuncia 500 vagas para curso do ‘Qualifica Bacabal’
Interessados devem se inscrever presencialmente no SENAC de Bacabal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
‘Maranhão no Campo’ – Fabiana Vilar destaca valorização da renda de bilro
Parlamentar celebrou leis de sua autoria que reconhecem a tradição artesanal do município maranhense e reforçou a importância…
Adelmo Soares participa do lançamento do Programa CNH Social no Maranhão
Programa representa um investimento de R$ 26 milhões