11 de abril de 2024
‘Toda Mulher’ aborda conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Conversa da jornalista Márcia Carvalho foi com a psicóloga e major da Policia Militar do Maranhão, Nathália Batista

Agência Assembleia
No mês de conscientização sobre o autismo, o programa ‘Toda Mulher’, da TV Assembleia, nesta quarta-feira (9), recebeu a psicóloga e major da Policia Militar do Maranhão, Nathália Batista. Ela, que foi diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um exemplo de superação e coragem, ultrapassando barreiras e conquistando sua independência, autonomia e liberdade.
Segundo ela, o autismo ou TEA, é uma condição de saúde caracterizada por prejuízos em três importantes áreas do desenvolvimento humano: habilidades socioemocionais, atenção compartilhada e linguagem.
A major explanou suas principais características, sendo uma delas a dificuldade de comunicação. “As minhas principais características são a dificuldade de comunicação e interação social. Eu tenho problemas para entender metáforas, ironias e piadas que têm duplo sentido ou uma mensagem escondida. Muitas vezes eu pareço ser aquela pessoa, que não vê maldade ou malícia em situações que outras pessoas normalmente perceberiam com facilidade”, afirmou.
Além disso, Nathália Batista falou sobre a importância do respeito e empatia, coisas simples que facilitam a interação com um autista. “Tenho hipersensibilidade, tanto sensorial, quanto auditiva. Um simples abraço me causa uma dor terrível no corpo. Geralmente, eu não fico à vontade com demonstrações de carinho, mesmo com aqueles de quem são próximos, e evito beijos, abraços ou toque. Por essas razões é necessário observar o comportamento antes de qualquer aproximação”, explicou.
Ainda durante o bate-papo, a major ressaltou que quanto mais cedo o diagnóstico de autismo, melhores são as possibilidades de tratamento. “A intervenção precoce em autistas melhora o desenvolvimento geral da pessoa, ajudando-a a aprender novas habilidades, que lhes permitirão ser mais independentes ao longo da vida”, disse.
Por fim, ela afirmou que a sociedade precisa de mais consciência sobre o autismo. “A falta de conhecimento sobre o TEA torna a sociedade despreparada para lidar com portadores. Não há inclusão sem a consciência de que pessoas autistas podem ser tão capazes quanto as não autistas, que elas têm habilidades e limitações como qualquer outra pessoa, que suas vidas têm o mesmo valor, e que a inclusão não é favor, mas um direito humano”, concluiu.
O programa ‘Toda Mulher’ é apresentado pela jornalista Márcia Carvalho e é exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…