15 de maio de 2024
‘Toda Mulher’ aborda economia circular para obter renda e contribuir com a sustentabilidade
Convidadas do programa da TV Assembleia foram as empresárias Kalindy Rodrigues e Liana Bruzaca
Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Clique aqui e assista à íntegra da entrevista
Empreendedoras do Maranhão apostam na economia circular para obter renda e contribuir com a sustentabilidade. O assunto foi tratado no programa ‘Toda Mulher’ desta quarta-feira (15), na TV Assembleia. As convidadas foram as empresárias Kalindy Rodrigues e Liana Bruzaca, que falaram sobre as constantes mudanças no mundo da moda e o resgate de tendências que fazem do brechó um empreendimento atrativo para lojistas e consumidores.
De acordo com um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), no Brasil, entre os primeiros semestres de 2020 e 2021, houve um crescimento de 48,5% na abertura de estabelecimentos que comercializam mercadorias já usadas. Apenas nos primeiros seis meses de 2021, foram inauguradas 2.104 empresas desse segmento. Já no primeiro semestre de 2020, esse número foi de 1.416.
Kalindy Rodrigues é uma das mentes por trás do maior canal de educação online para donas de Brechó do Brasil.
“Tudo começou em 2016, quando iniciei um negócio despretensiosamente, o meu próprio brechó online. Resolvi juntar a vontade de ser livre e independente e, neste momento, descobri que a coisa não era tão simples”, explicou.
Além disso, a empreendedora conta que há quem se interesse pelos produtos apenas pelos preços mais baixos e há também quem busque a alternativa considerando a redução do impacto ambiental.
“A moda pode andar de mãos dadas com a sustentabilidade ao abraçar o conceito de economia circular, que consiste em reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar materiais. Algumas formas de aderir à chamada moda circular é reaproveitar peças usadas”, disse.
Interesse variado
Já Lianna Bruzaca, que é proprietária de um brechó e também sócia de Kalindy, disse que esse tipo de negócio tem atraído um público diversificado, entre jovens, adultos e idosos, atendendo a todas as classes sociais, com interesses que variam desde a procura por marcas famosas até a economia na aquisição de produtos.
“Antes, os brechós eram julgados como sinônimo de peças desgastadas e fora de moda, hoje estão em alta e são vistos como uma tendência descolada e sustentável. Com base no conceito da economia circular, os brechós fazem parte de um sistema que aponta para uma solução que evita o desperdício”, afirmou.
Ela explicou, ainda, que a moda circular é um conceito que se baseia na ideia de reduzir, reutilizar, reciclar e renovar produtos têxteis para criar um ciclo sustentável. “Ao contrário do modelo tradicional de consumir e descartar, a moda circular busca prolongar a vida útil das roupas, evitando o desperdício e o esgotamento de recursos naturais. Essa abordagem visa fechar o ciclo, permitindo que as roupas sejam reutilizadas, recicladas ou transformadas em novos produtos”, enfatizou.
Por fim, as empresárias falaram sobre as vantagens da Moda Circular, que se baseiam na sustentabilidade ambiental, educação para a sustentabilidade, consumo consciente e movimento da economia local. Ao adotar esse modelo de produção e ensinar a sociedade sobre ele, é uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente e para a formação de uma nova geração de consumidores conscientes e responsáveis.
Mais notícias
Parceria de Davi Brandão com governador garante investimentos para educação em Bacabal
Com entregas históricas, governo esdual e Assembleia Legislativa fortalecem a educação
Secretário da Sagrima fala sobre entrega de cartões do ‘Tempo de Semear’
Entrevistado foi Sérgio Delmiro
Simulação de evacuação marca encerramento de curso de formação de brigadistas
Atividade contou com 36 participantes, todos servidores da Alema
‘Em Discussão’ – Diretora da Aged detalha 2ª etapa da Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos no Maranhão
Assunto foi tratado pela diretora de Defesa e Inspeção Sanitária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária, Kamilla Vidigal
NOTA DE PESAR – Servidor Francisco de Assis Porfírio Sousa
Chiquinho, como era carinhosamente chamado, era um servidor exemplar, dedicado, alegre e prestativo
Alunos do Senai visitam exposições e acervo do Memorial do Legislativo Maranhense
Estudantes participaram de uma palestra sobre a Campanha do Novembro Azul e de uma explanação, feita pela consultora…
Psicóloga aborda desafios das mães solos brasileiras no programa ‘Café com Notícias’
Juliana Noronha destacou que a rotina das mães solos costuma ser marcada por sobrecarga constante
Plenário aprova programa de valorização de protetores e cuidadores de animais
Programa reconhece trabalho de pessoas e entidades que atuam no resgate, cuidado e manutenção de animais