10 de julho de 2024
‘Toda Mulher’ debate políticas públicas de igualdade racial e de gênero
Conversa foi com a secretária adjunta da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e ativista, Socorro Guterres

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
CLIQUE AQUI E ASSISTA À ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
O programa ‘Toda Mulher’, apresentado pela jornalista Márcia Carvalho na TV Assembleia, recebeu, nesta quarta-feira (10), a secretária adjunta da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial, Socorro Guterres. Durante a entrevista, foram discutidas ações e políticas públicas voltadas para combater o racismo e promover a igualdade de gênero, com um foco especial nas mulheres negras.
Socorro Guterres destacou a importância do ‘Julho das Pretas’, um mês dedicado a dar visibilidade aos desafios enfrentados pelas mulheres negras em um país marcado pelo racismo e machismo.
“Desde 2013, organizações e o movimento de mulheres negras no Brasil mantêm uma agenda propositiva e positiva, cujo objetivo é promover ações e debates que apresentem soluções e caminhos, fortalecendo as políticas relacionadas às desigualdades de gênero e raça e colocando as mulheres negras em evidência”, explicou.
A secretária adjunta também destacou as políticas públicas e iniciativas do Governo do Estado para combater o racismo e contribuir para a proteção e empoderamento das mulheres negras. Entre essas iniciativas, ela mencionou o Programa Maranhão Quilombola, que faz parte da política de igualdade racial para a população negra e povos e comunidades tradicionais.
“O programa possibilita o acesso imediato a serviços de saúde e cidadania através de parcerias com outras secretarias de Estado e gestões municipais. Estamos trabalhando constantemente para criar e fortalecer políticas que promovam a igualdade racial e de gênero”, disse.
Além de secretária adjunta, Socorro Guterres é uma ativista dedicada à defesa dos direitos das mulheres, trabalhando junto às comunidades tradicionais na luta constante por direitos e reconhecimento.
Ainda durante a conversa, ela enfatizou a importância da educação na vida das mulheres negras como uma ferramenta essencial para a emancipação e fortalecimento dessas comunidades.
“A educação é um pilar fundamental na luta contra as desigualdades. É através dela que podemos capacitar e empoderar as mulheres negras, oferecendo-lhes as ferramentas necessárias para alcançar seus objetivos e melhorar suas condições de vida”, destacou.
Por fim, Socorro afirmou que é fundamental continuar lutando por uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as mulheres, especialmente as negras, possam viver com dignidade e respeito.
O programa ‘Toda Mulher’ tem apresentação da jornalista Márcia Carvalho e exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
Catulé Júnior anuncia retomada das obras de recuperação da rodovia MA-034
Deputado ressaltou que continuará acompanhando de perto a execução da obra
Assembleia faz um minuto de silêncio em memória do Monsenhor Mário Racca
Vigário Emérito de Carurapera, Monsenhor Mário Racca deixa um legado marcado por uma trajetória de fé, dedicação e…
‘Saúde e Bem-estar’ debate causas e consequências do transtorno de humor
Programa dessa quarta-feira, na Rádio Assembleia, recebeu o psiquiatra Gustavo Nunes, que falou sobre o assunto
Helena Duailibe destaca ações do governo na saúde e defende ampliação da doação de órgãos
Deputada estadual foi a entrevistada do programa ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira, na Rádio Assembleia
Setembro Verde é tema de entrevista do programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira
Convidada foi a presidente da Associação Maranhense de Síndrome de Down, Ladyane Barros
Escola do Legislativo promove curso sobre Inteligência Artificial aplicada ao Parlamento Estadual
Capacitação, que segue até o dia 12, das 8h às 12h, busca ampliar o uso estratégico da IA…
CCJ dá parecer favorável a MP que cria o programa Tempo de Semear
De autoria do Poder Executivo, iniciativa visa ao aprimoramento das políticas públicas de subsídio voltadas a agricultores
Assembleia faz um minuto de silêncio em homenagem ao presidente da Câmara de São Mateus
Gilvan Moreno faleceu no último domingo (7), gerando comoção na cidade e em toda a região