13 de janeiro de 2026

“Uso das canetas emagrecedoras requer orientação médica”, alerta nutricionista no ‘Diário da Manhã’

Carol Carvalho explicou, no programa, que o uso desses medicamentos sem acompanhamento profissional é um risco exacerbado à saúde e que é imprescindível passar por uma avaliação médica previamente

“Uso das canetas emagrecedoras requer orientação médica”, alerta nutricionista no ‘Diário da Manhã’

O apresentador Ronald Segundo recebeu a nutricionista Carol Carvalho no programa desta terça-feira

Agência Assembleia

A nutricionista clínica e esportiva, Carol Carvalho, alertou sobre os riscos do uso das chamadas canetas emagrecedoras, sem prescrição médica, durante entrevista, nesta terça-feira (13), ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia e TV Assembleia.

“O que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para outra. É necessário passar por uma avaliação médica, como um nutrólogo, para ver as questões hormonais e se tem que fazer uma regulação, tanto para melhorar a qualidade de vida e o lado estético. O uso das canetas emagrecedoras favorece, mas o perigo é usá-las da forma incorreta”, afirmou.

A especialista lembrou, que, por conta da procura desenfreada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, no fim do ano passado, um alerta sobre a compra e consumo desses medicamentos; e que a venda e o uso de canetas emagrecedoras falsas representam um sério risco à saúde, além de ser considerado um crime hediondo no país.

“O uso de versões manipuladas ou de origem desconhecida é uma prática perigosa, uma vez que as pessoas são expostas ao uso de um medicamento fora dessas regulamentações, os riscos dela, com certeza, são exacerbados. Desde a ausência de uma resposta ideal, como as contaminantes. O medicamento só é vendido com apresentação e retenção da receita médica”, explicou.

Por fim, ela registou que popularizadas por influenciadores e celebridades, as canetas emagrecedoras, como Mounjaro e Ozempic, vêm sendo cada vez mais buscadas por pessoas que desejam emagrecer de forma rápida, muitas vezes sem orientação médica e sem nenhum critério.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal no Youtube.

Mais notícias

Creche-Escola Sementinha promove palestra sobre Inteligência Emocional durante Semana Pedagógica

Objetivo da atividade é fortalecer o cuidado emocional dos educadores, reconhecendo a importância desse aspecto tanto para a…

Resultados e desafios do Selo Unicef são debatidos no ‘Café com Notícias’

Certificação só é concedida aos prefeitos que cumprem rigorosamente metas nas áreas de saúde, educação e proteção de…

‘Pautas Femininas’ discute conflito entre Venezuela e Estados Unidos e impactos na América Latina

Edição contou com a participação da professora e pesquisadora Zulene Muniz

Adelmo realiza nova etapa do programa ‘Mototáxi Valorizado’ e participa do festejo de São Sebastião em Caxias

Iniciativa desenvolvida pelo deputado é voltada ao fortalecimento da renda e à promoção da dignidade dos trabalhadores do…

Deputado Adelmo Soares inaugura seu Gabinete Social no município de Aldeias Altas

No município, o deputado também cumpriu mais uma extensa agenda de trabalho para promoção da saúde e bem-estar…

“Sustentabilidade na Prática” destaca as políticas públicas para implementação de economia popular e solidária no Maranhão

A educadora Flaviana Almeida afirmou que a Economia Solidária voltou a ser prioridade no Brasil e há muitos…

‘Diário da Manhã’: Médica radiologista esclarece mitos e verdades sobre a endometriose

Programa também teve esclarecimentos a consumidores pelo chefe da Assessoria Jurídica do Procon-MA, Ricardo Cruz

Impactos globais da ação dos EUA na Venezuela são tema de entrevista no ‘Café com Notícias’

Programa recebeu o especialista em Relações Internacionais da Uema, Igor Fóscolo, que analisou toda a situação gerada pela…