20 de setembro de 2025

Veterano maranhense relembra, no ´’Maranhão no Campo’, sua trajetória na Guerra de Suez

Único maranhense no Batalhão Suez, Darlan Chaves Nunes participou de missão de paz no Oriente Médio e contou sua experiência no programa

Veterano maranhense relembra, no ´’Maranhão no Campo’, sua trajetória na Guerra de Suez

O veterano de guerra Darlan Chaves contou sua história a Mário Porto no programa deste sábado

Agência Assembleia / Foto: Meiky Braga

O veterano de guerra Darlan Chaves Nunes, de 82 anos, compartilhou suas memórias de combate e de vida militar em entrevista exibida pela TV Assembleia, neste sábado (20), no programa ‘Maranhão no Campo’. Em conversa com o apresentador Mário Porto, ele destacou, entre outros pontos, o orgulho das condecorações recebidas, entre elas o reconhecimento, pelas Forças de Manutenção da Paz da ONU, que homenagearam militares brasileiros que serviram na região do Canal de Suez, batalhão do qual fez parte.

Natural de São Luís, Nunes integrou a Força de Emergência das Nações Unidas na década de 1960, participando da missão de paz no conflito do Canal de Suez, no Oriente Médio. Antes disso, ele passou por diversos treinamentos no Brasil, como o curso de paraquedismo no Rio de Janeiro e estágios em Recife. 

O veterano lembrou o desejo de sempre superar limites e buscar novos desafios. “Tudo que tinha em relação a conquistas e coisas difíceis eu gostava. Enfrentar dificuldades para mim sempre foi um estímulo, porque a gente tem capacidade de alcançar”, afirmou.

Durante a missão, Darlan Nunes embarcou no navio Barroso Pereira, ao lado de mais de 200 soldados brasileiros, sendo o único maranhense no contingente. Ele relembrou a rotina no deserto, marcada por condições adversas, comunicação precária e a iminência constante da guerra. “A gente estava sempre em sobreaviso, pronto para agir, porque a qualquer momento o conflito podia estourar”, recordou.

Em meio às batalhas, chegou a ser ferido, acumulando sequelas físicas que carrega até hoje. As marcas são memórias da trajetória de coragem e resistência de um maranhense que viveu de perto um dos capítulos mais marcantes da história mundial.

A entrevista completa está disponível na programação da TV Assembleia e nos canais digitais da emissora, como no Youtube. O programa ‘Maranhão no Campo’ vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Max TV), com reprise aos domingos, no mesmo horário.

Mais notícias

Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população

Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social

Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios

Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu

Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais

Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos

Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil

O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…

Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana

Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…

‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…

“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias

O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…

Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado

A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar