16 de maio de 2024

Ricardo Arruda defende direitos de maranhenses detidos na Venezuela

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, Arruda e outros deputado reuniram-se com familiares dos trabalhadores, que relataram sobre a situação

Ricardo Arruda defende direitos de maranhenses detidos na Venezuela

Deputado Ricardo Arruda defendeu os direitos dos maranhenses e quer garantias de que eles tenham os seus direitos assegurados naquele país

O deputado Ricardo Arruda (MDB), em pronunciamento feito na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (16), tratou sobre a situação de 16 trabalhadores maranhenses que estão detidos, desde o ano passado, em um presídio situado em Caracas, na Venezuela.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, Arruda e os deputados Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB) e Francisco Nagib (PSB) reuniram-se com familiares dos trabalhadores, que relataram sobre a situação que estão vivendo na Venezuela.

“O que se está discutindo é a garantia de que esses irmãos maranhenses tenham os seus direitos assegurados. E a informação que nos chegou, por meio dos familiares, é que esses direitos não estão sendo reconhecidos. Não se está aqui discutindo o mérito das acusações, está se discutindo que nossos irmãos maranhenses tenham o devido processo legal e tenham os seus direitos reconhecidos”, relatou o parlamentar.

Ricardo Arruda defendeu os direitos dos maranhenses, afirmando que até o momento não tiveram acesso a nenhuma audiência na Justiça.

“Desde outubro, nunca aconteceu uma audiência judicial para tratar sobre a situação deles. Nas que foram agendadas, ou o juiz não compareceu ou o representante do Ministério Público não compareceu, ou seja, estão há oito meses sem direito a uma audiência judicial para avaliar a situação deles. Outro aspecto que foi levantado também é a questão da ampla defesa. Alguns desses maranhenses buscaram assessoramento com supostos advogados e, ao que parece, eram aproveitadores, que receberam dinheiro dos familiares e não deram nenhum retorno efetivo com relação ao processo dos quais eles estavam sendo acusados”, alertou.

O deputado informou ainda que a Comissão de Direitos Humanos da Alema está pleiteando uma audiência com o ministro das Relações Exteriores do Brasil para tratar sobre a situação.

“Se, por acaso, a legislação da Venezuela já os faculta responder em liberdade, que seja concedido. Se houver algum acordo bilateral entre Brasil e Venezuela, que se permita que eles respondam aqui no Maranhão, que o direito seja concedido. O que não se pode admitir é maranhenses há 8 meses encarcerados na Venezuela sem o devido processo legal. Solicito que nós possamos interagir, de forma incisiva, com relação a essa situação muito preocupante, que requer uma ação efetiva da nossa parte. A nossa intenção, inclusive, é envolver também a nossa bancada federal com relação a esse caso”, completou Ricardo Arruda.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional

Ricardo Arruda diz que fake news com mensagens alarmantes sobre criminalidade causam prejuízos à sociedade

O deputado afirmou que há muito ainda a ser feito, mas que existem ações efetivas do Governo do…

Catulé Júnior é homenageado em solenidade pelos 214 anos da Câmara Municipal de Caxias

Parlamentar representou o Legislativo maranhense ao lado dos colegas Othelino Neto e Ricardo Rios