26 de maio de 2024

‘Mais Saúde’ dá detalhes da campanha de doação de leite materno da Macma

Conversa foi com a coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Iranildes Rodrigues Costa

‘Mais Saúde’ dá detalhes da campanha de doação de leite materno da Macma

Iranildes Rodrigues Costa, coordenadora do Banco de Leite Humano da Macma, com o jornalista Ismael Gama

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado

Clique aqui e assista ao programa na íntegra

A campanha de doação de leite humano promovida durante todo o mês de maio pela Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), foi o tema da entrevista do programa ‘Mais Saúde’, que foi ao ar neste domingo (26), pela TV Assembleia. Na ocasião, a coordenadora do Banco de Leite Humano da maternidade, Iranildes Rodrigues Costa, falou sobre a ação, que tem como tema “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”.

“Esta campanha é muito valiosa e necessária, pois o leite humano representa, especialmente para os bebês prematuros, a vida. Hoje, nosso grande desafio é sensibilizar as mulheres que estão em fase de lactação, porque muitas acham que não têm leite suficiente para doar, mas, para nós, toda e qualquer quantidade, é importante. Toda mulher é uma potencial doadora, consegue amamentar seu filho e doar um pouco também”, frisou Iranildes Costa.

A coordenadora explicou que o Banco de Leite Humano da Maternidade trabalha com duas formas de coleta, sendo uma na própria maternidade, que recebe as doadoras de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Há ainda a coleta domiciliar, na qual uma equipe de profissionais vai até a casa da doadora e faz todas as orientações necessárias para a coleta e o armazenamento corretos do líquido. Uma vez por semana, esta doação é recolhida pela própria maternidade. Para se tornar uma doadora, basta ligar para o telefone (98) 99213-6886.

Durante a entrevista, Iranildes Costa explicou o processo de pasteurização do leite, a quem se destinam estas doações e como é feita a distribuição para outras maternidades e hospitais.

Empenho

A coordenadora do Banco de Leite ressaltou o emprenho da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema vale (PSB), que abraçou a causa das doações de leite humano, sendo a propositora da lei que instituiu a ‘Semana de Conscientização e Incentivo à Amamentação no Estado’.

O programa ‘Mais Saúde’ abordou ainda outros assuntos, como o Congresso Cuidar de Todos, que reuniu gestores e profissionais da saúde do Maranhão. No quadro Vacina Sim, o público pode se informar sobre os endereços dos postos de imunização contra a gripe. O programa trouxe ainda temas ligados à saúde bucal, entre outros.

O ‘Mais Saúde’, apresentado pelo jornalista Ismael Gama, vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).

Mais notícias

Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população

Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social

Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios

Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu

Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais

Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos

Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil

O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…

Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana

Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…

‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…

“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias

O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…

Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado

A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar