28 de maio de 2024
Assembleia Legislativa aprova projeto que institui política de incentivo à cultura reggae
Finalidade é coordenar e desenvolver atividades que valorizem o reggae no estado

Texto e foto: Agência Assembleia
O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em primeiro turno, na sessão desta terça-feira (28), o Projeto de Lei nº 153/2024, de autoria do deputado Zé Inácio (PT), que institui a Política Estadual de Incentivo à Cultura Reggae.
A finalidade é coordenar e desenvolver atividades que valorizem o reggae no estado, elevando seu nível cultural, profissional, social e econômico, bem como desenvolvendo-o e promovendo-o como instrumento cultural, de trabalho e empreendedorismo, de forma direta e indireta.
O projeto, que depois de sancionado deverá se chamar ‘Lei Júnior Black’, define como entes pertencentes à cultura reggae o conjunto de artistas, produtores, artesãos e desenvolvedores de gêneros musicais como reggae e assemelhados; as radiolas e os sound systems; os artesãos dedicados ao desenvolvimento de vestuário e adereços próprios dessa cultura, bem como os dançarinos, bailarinos, coreógrafos e as bandas e músicos do gênero.
Na justificativa do projeto, o deputado Zé Inácio afirma que, no Maranhão, a cultura reggae foi sendo difundida e fortalecida desde a década de 1970, abraçando todas as dimensões destacadas, sendo atualmente uma expressão cultural identitária.
No Brasil, desde 2012, o Dia Nacional do Reggae é comemorado em 11 de maio. Além disso, sob a Lei Federal 14.668, de 11 de setembro de 2023, a capital maranhense ganhou o título de ‘Capital Nacional do Reggae’.
“Sendo assim, nada mais coerente do que uma política específica que vise fundamentar e direcionar ações em prol deste movimento que tanto colabora para a caracterização cultural do nosso Estado”, frisa Zé Inácio.
Votação
Diversos DJs, cantores, compositores e produtores culturais compareceram à sede da Assembleia Legislativa (Palácio Manoel Beckman), na manhã desta terça-feira, para acompanhar a votação do projeto. Eles ocuparam a galeria da Casa e, logo após a votação, comemoraram a aprovação da matéria.
Integrantes da Comissão Integrada do Reggae e Turismo de São Luís, entre os quais os DJs Natty Nayfson, Jorge Black, Levi James e Cláudio Adão (do Gdam), foram chamados pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), para comparecer ao plenário, logo após a votação. Eles agradeceram aos deputados e posaram para fotografias ao lado deles.
“Para nós, esta data vai ficar como um momento histórico, pois é um reconhecimento a toda uma história de luta e resistência. O movimento reggae já faz parte da nossa cultura e merece esse reconhecimento”, afirmou Natty Nayfson.
Agradecimento
Depois da Ordem do Dia, o deputado Zé Inácio ocupou a tribuna para agradecer aos demais deputados a votação e aprovação unânime de seu projeto.
“Acho importante esclarecer que este projeto de lei não nasceu no meu gabinete. Trata-se de uma proposição que vem do anseio popular, de pessoas que atuam no dia a dia fomentando a cultura reggae no Maranhão”, explicou Zé Inácio.
O parlamentar fez referência à presença dos DJs e produtores culturais, e citou, entre eles, os DJs Natty Nayfson, Jorge Black, Paulo Caribe, Pedro Pedra, o cantor Fábio de Jah, a produtora Maria Riana e o jornalista Otávio Rodrigues.
“Acho que este projeto contribuirá muito com a cultura reggae, porque passaremos a ter uma política estadual neste setor. Eu tenho a certeza de que o governador Carlos Brandão vai sancionar esse projeto e orientar não somente a Secretaria de Turismo, como também a Secretaria de Cultura, para poderem fazer com que esta lei saia do papel após aprovação e nós possamos ter, de fato, uma política de incentivo à cultura reggae”, ressaltou Zé Inácio.
Mais notícias
Ricardo Arruda cobra solução urgente para disputa territorial entre os municípios de Grajaú e Arame
Deputado reforçou apelo para que os gestores municipais priorizem um acordo que garanta segurança jurídica, continuidade dos serviços…
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…