29 de maio de 2024
Programa ‘Saúde & Bem-Estar’ destaca ortodontia e reposição hormonal na odontologia
Conversa foi com o professor e odontólogo Renato Figueiredo, presidente do Centro Integrado de Educação Continuada (Ciec), que funciona há 20 anos em São Luís

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O programa ‘Saúde & Bem-Estar’, veiculado pela Rádio Assembleia (96,9 FM) nesta quarta-feira (29), tratou sobre o tema ortodontia e reposição hormonal voltada para a odontologia, em entrevista com o professor e odontólogo Renato Figueiredo, presidente do Centro Integrado de Educação Continuada (Ciec), que funciona há 20 anos em São Luís.
No bate-papo com as apresentadoras e radialistas Marina Sousa e Leda Lima, Renato Figueiredo, que também é proprietário da Clínica Maxi Dental Clinic, falou sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal e sobre o Centro Integrado de Educação Continuada, escola de pós-graduação em odontologia que funciona na Avenida dos Holandeses, no Calhau.
Durante a entrevista, Renato Figueiredo explicou que, na área da odontologia, a reposição hormonal surgiu há pouco tempo:
“Ela tem 22 anos apenas, e a primeira especialização nessa área surgiu agora em 2020. E eu fiz parte dessa primeira turma lá em São Paulo, onde nós utilizamos hormônios nanoestruturados transdérmicos, com os quais a gente consegue devolver para o paciente exatamente o que está em falta e que vai melhorar, de uma forma geral, a saúde bucal desse paciente”, afirmou o odontólogo.
Ele disse que é muito importante conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene bucal que é capaz de prevenir várias doenças. “É importante mostrar a relevância da saúde bucal na condição sistêmica. Há uma relação, por exemplo, entre a condição bucal e a cardíaca dos pacientes. Bactérias da cavidade bucal se disseminam para o coração e podem causar infarto, endocardite bacteriana, entre outros. Ou seja, cuidando-se da saúde bucal, a pessoa vai estar cuidando também da saúde como um todo”, frisou.
Odontólogo com uma experiência acumulada há mais de 20 anos, Renato Figueiredo afirmou que a higiene bucal deve ser realizada diariamente com a limpeza dos dentes, a fim de evitar o surgimento de cáries e do mau hálito. As escovações devem ser após cada refeição e a visita ao dentista deve ocorrer regularmente. A escova deve ser trocada a cada três meses ou quando a pessoa perceber que ela está desgastada. O fio dental também deve ser utilizado.
Renato Figueiredo observou que, além das cáries, a falta de higiene bucal causa placas, tártaro e problemas na gengiva. “A vida saudável dos dentes garante não só uma aparência agradável como também ajuda na fala e na mastigação”, frisou.
Ele acrescentou que outras medidas que podem ser adotadas são a utilização do enxaguante bucal com flúor se for recomendado pelo dentista; escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia e usar creme dental.
Mais notícias
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…