05 de junho de 2024
‘Toda Mulher’ aborda Festival Guarnicê e a presença feminina em espaços de poder
Entrevistada foi a professora Zefinha Bentivi, pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA e que há cinco anos está à frente do Festival Guarnicê de Cinema

Agência Assembleia/ Foto: Biaman Prado
Assista a íntegra da entrevista
A presença das mulheres em espaços de poder foi um dos temas abordados pelo programa ‘Toda Mulher’, exibido nesta quarta-feira (5), pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). Para falar deste tema, a entrevistada foi a professora e pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão, Zefinha Bentivi, que também está à frente do Festival Guarnicê de Cinema, um dos mais antigos do Brasil.
Durante sua entrevista, a professora destacou a luta das mulheres para ocupar espaços nas esferas públicas, os desafios enfrentados por ela ao longo da carreira e, ainda, a necessidade de continuar a caminhada rumo à igualdade de gênero.
“São muitos os desafios que enfrentamos para ocuparmos espaços de poder, é um processo ideológico e cultural, uma luta constante por igualdade e por espaço. E é um orgulho saber que gente trilha um caminho que pode ser exemplo para outras mulheres e meninas chegarem a espaços que, até bem pouco tempo, não eram espaços possíveis para as mulheres”, destacou Zefinha Bentivi.
À frente do Festival Guarnicê de Cinema há cinco anos, a professora também falou sobre o evento que, este ano, terá sua 47ª edição. Marcado para ocorrer de 7 a 14 de junho, o festival traz como tema “Na Trama do Tempo’’ e se propõe a pensar o futuro do audiovisual, sem esquecer a memória e a tradição do cinema brasileiro.
“A cada ano que passa, temos feito um Guarnicê novo, mas sem esquecer que o festival não é recente, tem mais de 40 anos de existência, então, vamos conservando aquilo que é importante, mas também vamos ampliando. Hoje, o Guarnicê não é somente da Universidade Federal do Maranhão ou do estado, é do mundo”, ressaltou Zefinha Bentivi, relembrando que, na edição do ano passado, as produções alcançaram 52 países.
Este ano, o festival exibirá cerca de 200 produções, entre filmes de longa e curta duração, videoclipes e jogos digitais. Além de exibições, o festival promove ações formativas como oficinas, palestras e cursos.
O programa ‘Toda Mulher’ é apresentado pela jornalista Márcia Carvalho e exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia.
Mais notícias
Catulé Júnior participa do tradicional Café do Trabalhador em São João do Sóter e reforça compromisso com o município
Parlamentar enfatizou sua colaboração com a gestão da ex-prefeita Josa e destacou os desafios e expectativas da atual…
Junior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim
O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…
‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA
Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…