10 de junho de 2024
‘Pautas Femininas’ aborda trajetória profissional da cantora Rosa Reis
Artista disse que adora falar sobre sua terra e fez um breve resumo de sua trajetória artística
O programa ‘Pautas Femininas’ desta segunda-feira (10), da Rádio Assembleia (96,9 FM), em conexão com a Rádio Senado, entrevistou a cantora maranhense e coordenadora do Laboratório de Expressões Artísticas (Laborarte), Rosa Reis. Na conversa com as apresentadoras Régina Santana e Josélia Fonseca, a artista destacou sua trajetória profissional e a programação dos festejos juninos.
Inicialmente, Rosa Reis disse que adora falar sobre sua terra e fez um breve resumo de sua trajetória artística, revelando que tudo começou quando participou do Coral São João e se consolidou com seu ingresso no grupo Laborarte.
“Minha trajetória artística começa junto ao Coral São João. Depois, cheguei ao Laborarte, onde tive oportunidade de pesquisar e conhecer mais sobre a cultura maranhense. Me envolvi nos espetáculos de teatro, dança e música. Em 1986, criamos o Cacuriá de Dona Teté, que nasce a partir da festa do Divino Espírito Santo, com o carimbó de caixeiras. Em 1989, fiz meu primeiro show solo, no Teatro Artur Azevedo. Depois, gravei meu primeiro vinil. Faço tudo com muito amor, carinho e devoção”, afirmou.
Laborarte
“No Laborarte, temos muitas produções que acontecem nesse período dos festejos juninos. Fico diretamente envolvida com o Cacuriá, que tem minha produção, o Tambor de Crioula, e o meu show, que apresento bastante nesse período junino. Trabalhamos o ano todo para poder nos manter. O Laborarte é uma grande escola que trabalha muito a cultura popular”, destacou.
Programação junina
Sobre os festejos juninos do Maranhão, Rosa Reis ressaltou que o estado tem um produto cultural muito forte, que são as manifestações culturais.
“Nossos governantes precisam se atentar para isso. As pessoas que vêm para cá, nesse período de São João, querem ver a nossa cultura. Elas querem ver nosso bumba meu boi, tambor de crioula, etc. E temos que cultivar o valor e o interesse de nossa cultura nos jovens que estão aí. Temos que passar isso de geração para geração, para que a nossa cultura popular cada dia mais se fortaleça”, defendeu.
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar