13 de junho de 2024
‘Café com Notícias’ aborda a história e as novidades do Bumba meu boi da Maioba
Convidados foram o presidente da Associação Folclórica Bumba-boi da Maioba e o cantador da manifestação, respectivamente, José Inaldo Ferreira e Marquinhos da Maioba

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à íntegra da entrevista
O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, desta quarta-feira (12), conversou com o presidente da Associação Folclórica Bumba-boi da Maioba e o cantador oficial da manifestação, respectivamente, José Inaldo Ferreira e Marquinhos da Maioba. Em clima descontraído, eles falaram sobre a trajetória do grupo, o mais antigo bumba meu boi do sotaque de matraca ou da ilha.
José Inaldo disse que a história do bumba meu boi da Maioba é marcada por levar alegria para as pessoas e proporcionar alegria para seus brincantes e dirigentes.
“Completamos 127 anos de história, segundo pesquisa realizada pelo Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Em 1997, comemoramos o centenário de uma trajetória marcada por fazer a alegria do povo por onde passamos. Temos cumprido à risca com a nossa responsabilidade de fazer a alegria do povo, que é a nossa missão”, afirmou.
O cantador Marquinhos disse que sente uma responsabilidade muito grande em defender um legado esplendoroso de grandes cantadores do naipe do Chiador e outros.
“É uma responsabilidade muito grande comandar o batalhão e, ao mesmo tempo, é prazeroso. A gente fica muito feliz em proporcionar alegria para as pessoas. Tomo meus cuidados para dar conta dessa grande responsabilidade, principalmente em relação à voz”, frisou.
Público fiel
José Inaldo disse que o diferencial do Bumba-boi da Maioba é contagiar o público e fazê-lo participar da brincadeira.
“Nossa agenda enfrenta esse problema de o público sempre preferir que sejamos a última atração dos arraiais, que a gente encerre as festividades. Mas, o boi tem que iniciar para poder encerrar. Temos um público fiel, que nos acompanha por onde a gente vai. Fazemos sempre um grande arrastão”, destacou.
José Inaldo revelou que a brincadeira trabalha o ano inteiro, mas que a grade de programação de atividade no terreiro começa em março. “Intensificamos o trabalho de maio a junho. Ao longo desse período, somente em dois finais de semana não realizamos atividades”, frisou.
“Contamos com uma loja funcionando no Shopping Rio Anil. Nesse período, instalamos o museu com a nossa história também nesse espaço. Nessa loja, disponibilizamos souvenirs, como camisas, bonés, matracas, etc. Contamos com o apoio do público que nos acompanha”, salientou.
O Bumba meu boi da Maioba é reconhecido como o grupo mais antigo do sotaque da ilha, também chamado de boi de matraca. Foi fundado em 1897 pelos moradores do povoado Bom Negócio, situado na localidade Maioba, zona rural da Ilha de São Luís.
O ‘Café com Notícias’ é apresentado pela jornalista Elda Borges e exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).
Mais notícias
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda temas da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Conversa foi com a professora Avanne Dominici, integrante da Coordenação de Educação Ambiental da Seduc, e o jovem…
‘Diário da Manhã’ alerta sobre proibição de venda de produtos impróprios para consumo
Chefe da Assessoria Jurídica do Procon/MA, Ricardo Cruz, respondeu a dúvidas de ouvintes no quadro Tribuna do Consumidor
Catulé Júnior participa do tradicional Café do Trabalhador em São João do Sóter e reforça compromisso com o município
Parlamentar enfatizou sua colaboração com a gestão da ex-prefeita Josa e destacou os desafios e expectativas da atual…
Júnior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim
O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…
‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA
Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…