17 de junho de 2024

‘Diário da Manhã’ – Especialista do Procon/MA esclarece dúvidas sobre garantias

Diretora de Atendimento do Procon/MA, Caíssa Mattos, respondeu a questionamentos de consumidores/ouvintes, no quadro Tribuna do Consumidor

‘Diário da Manhã’ – Especialista do Procon/MA esclarece dúvidas sobre garantias

Caíssa Mattos, diretora do Procon/MA, com o jornalista e apresentador Ronald Segundo

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à íntegra da entrevista

A diretora de Atendimento do Procon/MA, Caíssa Mattos, respondeu a questionamentos de consumidores/ouvintes, no quadro Tribuna do Consumidor, do programa ‘Diário da Manhã’, desta segunda-feira (17), na Rádio Assembleia (96,9 FM).

Um dos questionamentos veio de Lidiane Mascarenhas, moradora do Bairro São Francisco, em São Luís, querendo saber como fica a garantia quando se recebe um produto fruto de garantia anterior.

“No contexto da substituição de um produto, como troca de um celular que não tinha condições de ser feita a substituição de peças, o produto novo vem com nova garantia. É importante que o consumidor verifique junto ao fornecedor, pois o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estipulada os prazos legais, que são de 30 dias para bens não duráveis e de 90 dias para os bens duráveis, mas tem a garantia contratual ou estendida, que pode chegar até a um ano de garantia fornecida pelo vendedor”, explicou.

Troca garantida

A especialista foi enfática, no bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, sobre como o consumidor que recebeu um novo produto deve agir, caso falte poucos dias para vencer a anterior, alertando que passa a valer uma nova garantia correspondente ao novo produto pego em troca.

Outro questionamento veio do consumidor Celso Rodrigues, de Bacabal, que pediu informações sobre como agir quando o preço da etiqueta é menor que o apresentado no caixa.

“Tem direito a pagar o menor valor, fazer essa exigência na hora do pagamento, mas caso o fornecedor não queira atender deve procurar os órgãos de proteção ao consumidor, e precisa exigir esse direito. É importante fazer fotos e vídeo sem muito sensacionalismo, assim, produzir as provas para fundamentar a denúncia ao Procon/MA”, afirmou.

Mais notícias

Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato

Estudantes compreenderam o papel do Poder Legislativo no funcionamento da democracia

Mais de mil estudantes participam do “Preparadão ENEM” idealizado pelo deputado Davi Brandão em Bacabal

Participantes contaram ainda com mentorias individuais em Matemática Básica, Química, Espanhol e Inglês, além de atendimento psicológico

Cláudio Cunha propõe criação de Frente Parlamentar de Segurança Pública na Assembleia

Ele explicou que a ideia é que os integrantes do sistema de segurança pública e os parlamentares possam…

Junior Cascaria celebra obras conquistadas para Pedreiras fruto de suas indicações

Entre os investimentos mencionados, o parlamentar ressaltou a expansão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no município

Fred Maia destaca investimentos do governo para ampliar presença da UEMA em Pedreiras

Parlamentar acrescentou que, no final de semana, pôde visitar a obra de reforma do prédio, que está sendo…

Assembleia aprova projeto que institui programa de alimentação escolar

Objetivo é fortalecer a política de alimentação escolar, assegurando oferta regular de refeições nutritivas, seguras e culturalmente apropriadas

Alema faz minuto de silêncio em memória do advogado Dimas Salustiano da Silva

Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso; falecimento ocorreu no domingo

Assembleia recebe visita de alunos do Colégio Literato dentro de proposta do novo Ensino Médio 

Estudantes percorreram os principais setores da Alema, como o Plenário Nagib Haickel e o Memorial do Legislativo Deputada…